Há algum tempo o público aguarda por uma resposta da AMD à tecnologia Deep Learning SuperSampling (DLSS), da concorrente NVIDIA, e ela finalmente veio. Por meio de sua apresentação na Computex 2021, a fabricante das CPUs Ryzen mostrou o FidelityFX Super Resolution (FSR), além de novas APUs e placas de vídeo para notebooks.
De acordo com o que foi explicado, o FSR fará uso da biblioteca de melhorias gráficas do FidelityRX aliada a técnicas avançadas de upscaling, visando melhorar ainda mais a performance em jogos através da renderização em resoluções menores para posteriormente ampliar e obter maiores resoluções. Foi dito ainda que, desta forma, a performance em jogos funcionando em 4K irá dobrar.
Assim como a NVIDIA, a AMD disponibilizará diferentes modos de qualidade, permitindo que cada usuário defina o equilíbrio entre ganho de desempenho e qualidade final da imagem. Ao todo, serão quatro possibilidades, sendo elas: ultra qualidade, qualidade, balanceado e performance. Segundo a empresa, mais de 100 processadores e placas de vídeo terão suporte à tecnologia.
Como a AMD já havia informado, o FidelityFX Super Resolution será um sistema aberto. Na apresentação, inclusive, a empresa mostrou o ganho de performance de uma GeForce GTX 1060, placa de vídeo da NVIDIA, principal rival da companhia. O FSR estará disponível no dia 22 de junho, e os usuários podem sugerir jogos que desejam que contem com essa tecnologia. Clique aqui para acessar essa área.
Confira também: NVIDIA anuncia oficialmente a RTX 3080 Ti e muito mais