Nesta quinta-feira (29) a AMD anunciou durante a Chinajoy a RX 6600 XT, nova placa de vídeo da empresa que chega para concorrer com a NVIDIA GeForce RTX 3060 12GB. A GPU gamer é baseada na arquitetura RDNA 2 e oferecerá aos usuários uma boa performance em resolução Full HD. Veja abaixo o vídeo divulgado pela companhia.
Introducing the @AMD Radeon RX 6600 XT, featuring 8GB of VRAM and the best of #RDNA2, including Radeon Boost, Infinity Cache and FidelityFX optimizations.
Take your 1080p gaming to the next level with multiple partner and system builder options starting August 11th. pic.twitter.com/78uaAJSKlI
— Radeon RX (@Radeon) July 30, 2021
A RX 6600 XT é a sucessora da RX 5600 XT, e para isso recebeu melhorias principalmente em seu poder de processamento. De acordo com a própria AMD, a nova GPU supera a antiga em diversos quesitos, atingindo até 1,4x taxas de quadros por segundo a mais em títulos renomados como Assassin’s Creed Valhalla e Doom Eternal.
Ainda segundo a AMD, a placa de vídeo desbanca a NVIDIA GeForce RTX 3060, sua principal concorrente, em quase todos os aspectos. Confira os gráficos divulgados pela empresa, e observe que a 3060 foi superior – e mesmo assim minimamente – apenas em Horizon Zero Dawn.
A GPU RX 6600 XT chega com 32 unidades computacionais, 8 GB de memória no padrão GDDR6, frequência de clock de 2359 MHz que, com boost, pode atingir até 2589 MHz.
A AMD informa também que não venderá a placa de vídeo diretamente em seu site, e sim através de fabricantes parceiras. Durante a Chinajoy, a empresa revelou algumas das aliadas, sendo elas: ASRock, Asus, Biostar, Gigabyte MSI, PowerColor, Sapphire, XFX e Yeston. Além destas, outras companhias devem ter a permissão para produção em breve.
A RX 6600 XT chegará ao mercado no dia 11 de agosto, por US$ 379 (R$ 1.932 na atual cotação do dólar). Até neste quesito, a GPU da AMD supera a concorrente da NVIDIA, que possui um preço sugerido 50 dólares acima. Num comunicado à imprensa, a AMD informou que “está fazendo o melhor para garantir o estoque, mas a demanda é sem precedentes.”
Confira também: AMD surpreende e aumenta receita em 99%