Conforme publicado pelo VideoCardz na última terça-feira (10), a AMD anunciou que realizará o evento Advancing AI 2024 em 10 de outubro desse ano, através do qual revelará suas inovações tecnológicas mais recentes, sendo principalmente voltadas para inteligência artificial (IA) e computação de alto desempenho.
A expectativa da comunidade é alta em torno dos anúncios de novos processadores das famílias EPYC Turin, Instinct MI300X e Ryzen AI, que prometem impulsionar as capacidades de IA e consolidar a posição da vermelhinha no mercado de data centers e computação avançada.
- AMD Muda Estratégia E Coloca GPUs Intermediárias Da Série Radeon 8000 Como Prioridade
- AMD Radeon RX 7800M Deixa RTX 4070 Mobile Para Trás Em Novos Testes De Benchmark
EPYC Turin promete impor novo padrão no segmento
A linha EPYC Turin, próxima geração dos processadores destinados a servidores e data centers, será uma das principais estrelas do evento. Os chips são esperados numa fabricação em tecnologia de 4nm, oferecendo até 128 núcleos, o que proporcionará um salto significativo no desempenho para workloads pesados, como treinamento de IA e modelagem de grandes volumes de dados.
Além disso, melhorias em eficiência energética devem ser observadas, reforçando a proposta da AMD de oferecer soluções sustentáveis.
Instinct MI300X
Outro grande destaque será o Instinct MI300X, uma série de aceleradores de IA que tem como objetivo competir diretamente com as soluções da NVIDIA no mercado de data centers. Combinando capacidades de CPU e GPU no mesmo chip, o MI300X visa oferecer uma solução mais eficiente e poderosa para a execução de tarefas complexas de IA, como modelos de machine learning e deep learning.
O foco da novidade será maximizar a performance por watt, uma métrica indispensável em ambientes de data centers, nos quais eficiência e poder de processamento são essenciais.
Ryzen AI leva IA aos consumidores
Por fim, a AMD também mostrará a Ryzen AI, nova linha de processadores voltada para consumidores, com recursos de inteligência artificial integrados. A tecnologia permitirá que laptops e desktops executem tarefas de IA com maior eficiência, desde o reconhecimento facial em tempo real até o aprimoramento de áudio e vídeo em conferências virtuais.