Conforme bem lembrado pelo TechPowerUp, a AMD completou 55 anos em atividade na última quarta-feira (01). A empresa fundada em maio de 1969 está presente desde as primeiras fases da computação digital, e hoje figura entre as maiores empresas de tecnologia do mundo, dividindo o protagonismo com gigantes como Intel e NVIDIA.
- Processadores AMD Ryzen 5 São Os Favoritos No Mercado Sul-Coreano
- Vazamentos De Benchmarks Revelam Performance Dos CPUs AMD Ryzen 9 Strix Point
O leque de produtos da corporação é gigantesco, e abrange processadores desktop e mobile, servidores, placas de vídeos para jogos, GPUs para o mercado profissional e muito mais.
No momento atual, a AMD pode estar passando por um dos ciclos mais importantes da história da computação: a inteligência artificial. Por isso, a empresa prepara seu processadores HPC focados em IA para parceiros comerciais e consumidores gerais.
A CEO da corporação é a Dra. Lisa Su, e nas mãos da executiva a empresa alcançou a marca de capitalização de mercado de US$237 bilhões, cerca de R$1.2 trilhões em conversão direta.
No mais, a AMD está espalhada por muitas regiões ao redor do planeta, e o Brasil é uma delas. Dados revelam que o time vermelho conta com uma linha de suprimentos e serviços que a coloca como uma das 500 empresas mais ricas da Terra.
Por fim, é importante lembrar que 2024, além de marcar os 55 anos dos fabricantes dos processadores Ryzen, marcarão também a chegada das CPUs com a nova arquitetura Zen 5, além das iGPUs RDNA 3+.