De acordo com uma publicação do PCGamer desta quinta-feira (29), Jensen Huang, CEO da NVIDIA, deu uma declaração que vem repercutindo na comunidade, afirmando que todos os usuários de GPUs RTX já possuem um “AI PC”, que nada mais é do que um computador focado em inteligência artificial, em sua casa.
Atualmente, a nomenclatura é utilizada para categorizar as máquinas que contam com processadores equipados com NPUs, como os Snapdragon X Elite, da Qualcomm, que possuem NPU de 45 TOPS, e os AMD Ryzen AI 300, que podem chegar até 50 TOPS.
- AMD Dá Mais Um Passo No Ramo Das IAs E Compra ZT Systems Por US$4.9 Bilhões
- Startups De IA Chinesa Estão Optando Por GPUs RTX 4090 A Aceleradores H20
É importante lembrar, inclusive, que Huang já chegou a afirmar que as placas de vídeo RTX são melhores em inteligência artificial do que os modelos de suas concorrentes, além de serem muito mais próximas da definição de “AI PC” do que os processadores de outras fabricantes que utilizam este selo.
“Cada computador com RTX é um AI PC. Computadores com RTX podem entregar até 1.300 TOPS e há por aí mais de 200 designs de notebooks RTX AI dos principais fabricantes de PCs”, diz Huang.
Arquitetura “Blackwell” chegará para fortalecer ainda mais a NVIDIA
No mais, o CEO da NVIDIA garante também que a próxima geração da marca, chamada de “Blackwell” e que muito provavelmente trará as RTX 50, será uma verdadeira revolução no segmento. O executivo aproveitou a oportunidade para relembrar o sucesso recente da verdinha.
“Será uma plataforma de infraestrutura de inteligência artificial, não apenas uma GPU. Também acontece de ser o nome de nossa GPU, mas principalmente será uma plataforma de infraestrutura de IAs”, revela Jensen.
“Nossa receita subiu 15% em comparação ao último trimestre e teve um crescimento de 122% em comparação ao mesmo período no ano passado. Muito acima de nossas expectativas de US$28 bilhões“, finaliza.