Muitos fabricantes de hardwares tem investido no setor de aceleradores de IA. Na terça-feira desta semana (13), a AMD divulgou o processador gráfico MI300X, e o chip terá consumo de energia de 750W, segundo notas de rodapé que surgiram após os primeiros relatórios do evento.
O produto é uma versão especial da série MI300 desenvolvida com blocos CDNA3, e contará com até 192GB de memória HBM3 (memória de banda larga). O MI300X é descrito pela empresa como o “acelerador para IA generativa mais avançado do mundo”, e tem sua principal aplicação em uso de modelo de linguagem.
Este acelerador será oferecido junto com o MI300A, uma espécie de acelerador APU (chip híbrido) para data centers, que possui 24 núcleos Zen4 combinados com blocos de unidades de processamento gráfico.
Os requisitos de energia para componentes de data center vem aumentando com o passar dos anos. O MI300X exigirá fontes de alimentação que suportem 750W, enquanto o acelerador MI250X de ultima geração da AMD tem consumo de 560W.