“A NVIDIA está nos respondendo, e não o contrário”, afirma CEO da Intel
Na última segunda-feira (12) a gigante NVIDIA anunciou o Grace, novo processador da empresa para servidores e supercomputadores. A novidade contará com a tecnologia ARM, criada pela empresa de mesmo nome que, recentemente, foi adquirida pela NVIDIA.
Naturalmente, questões sobre como a Intel, principal concorrente da empresa, responderá a isso surgiram. Todavia, Pet Gelsinger, CEO da Intel, afirmou numa entrevista ao site Fortune que: “Claramente, eu diria que a ideia de CPUs é a origem da Intel. Estamos construindo agora IA dentro dos processadores e desejamos partir para o ataque e não ficar na defensiva.”
Porém, existem motivos para que a Intel fique atenta com o novo processador da NVIDIA. O Grace conta com até 900GB/s de largura de banda entre CPU e GPU, através do NVlink. Por isso, a própria fabricante afirma que o lançamento é capaz de “reestruturar a arquitetura do Data Center.”
Do lado da Intel, tem-se o Sapphire Rapids, de 56 núcleos e até 80 canais PCIe 5.0, além de suporte para DDR5. Existe ainda o recém lançado Xeon de 3ª geração, nomeado como Ice Lake.
“Com o Ice Lake, temos expansões extraordinárias na capacidade da Inteligência Artificial. A NVIDIA está respondendo a gente, e não o contrário. Claramente, essa ideia de CPUs melhoradas por IA é um terreno onde a Intel é líder com folga”, afirmou Pet Gelsinger.
Confira também: Gigabyte anuncia CMP 30HX para mineração