Durante o evento Innovation nesta terça-feira (27) , a Intel anunciou o primeiro processador a atingir 6.0 GHz sem necessidade de overclock. O Core i9-13900KS — codinome Raptor Lake, deve chegar ao mercado no início de 2023 em quantidade limitada. Informações são do portal WCCFTECH.
- Montamos Um PC Gamer Para Rodar Tudo Por 4000 Reais; Vídeo
- Conheça A RX 6750 XT Red Devil Da PowerColor; Unboxing
De acordo com a Intel, a 13ª geração de processadores não tinha sido planejada a até dois anos atrás, no qual foi quando o time de engenharia da empresa decidiu oferecer toda uma família de CPUs intermediárias — agora conhecida como Raptor Lake. Veja:
Linha Raptor Lake
A 13ª geração de codinome Raptor Lake, utilizará um design de núcleos híbrido, apresentando uma mistura de núcleos de performance e eficiência otimizada. Para os núcleos de performance a Intel irá usar uma nova arquitetura chamada Raptor Cove. Já os de eficiência otimizada, continuará utilizando a arquitetura Gracemont com algumas melhorias.
Chegando logo após a linha Alder Lake, as CPUs tem um ganho significativo de velocidade de clocks, permitindo que os processadores Raptor Lake alcancem até 6.0 GHz por padrão, e que consigam chegar a frequências maiores que 8 GHz durante testes de overclock. Veja:
It’s true! 6.0 GHZ from Intel first. Who wants one? #intelinnovation pic.twitter.com/HjpqSZnqO1
— Michelle Johnston Holthaus (@MJHolthaus) September 27, 2022
i9-13900KS
O processador Core i9-13900KS deve chegar em edição limitada e conter 24 núcleos — com 8 núcleos de performance e 16 núcleos base, e, 32 threads. A CPU tem um boost em single-core — núcleo único, em tradução livre, em até dois núcleos de 6.0 GHz, o maior até então alcançado por um processador.
O cache combinado é de 68 MB (32 MB L2+ 36MB L3), e seu TDP (Thermal Design Power) padrão sendo 125W, podendo passar de 253W em uso mais intenso. Com o Extreme Performance Mode o consumo de energia da CPU pode aumentar para até 350W.