Após comentário transfóbico em sua live no último sábado (19), o influenciador e streamer Buxexa foi desligado do Fluxo. No episódio, os comentários preconceituosos foram direcionados à influenciadora transexual, Marcella Pantaleão, que desabafou em seus stories após ter conhecimento do ocorrido. A organização publicou uma nota de repúdio no início da tarde deste domingo (20), junto com a informação do rompimento de relações com o streamer.
Em live no sábado, Buxexa mencionou o fato de Nobru ter comentado em uma das fotos de Marcella. O influenciador e Racha, que também estava presente na live, tiveram atitudes transfóbicas ao se referirem à Marcella como “mulher de três pernas” e “homem”, além de darem risadas dessas falas. O caso tomou repercussão após um fã da vítima gravar e publicar o momento, em seguida, Buxexa passou a ser criticado por pessoas de dentro e de fora da comunidade.
Veja o vídeo do momento:
um tal de buxexa sendo extremamente TRANSFÓBICO com a ma pantaleão em live e pq não tem ninguém falando nisso? até quando? pic.twitter.com/FmLos44wE5
— tino 🗣 (@tinittoo) June 20, 2021
Após ser informada do acontecimento, Marcella publicou stories abalada, reforçou que não deixará comentários preconceituosos passarem despercebidos e pretende tomar medidas legais. Buxexa também se pronunciou e se desculpou com Marcella, no entanto, explicou que foi apenas uma brincadeira e que não tinha citado nomes. Racha, que também está envolvido, se desculpou.
Buxexa representava o Fluxo desde abril, depois da caso, rapidamente o Fluxo veio a público e informou o desligamento do influenciador. Cerol, um dos fundadores da organização, pronunciou- se em sua conta no Twitter e lamentou o ocorrido, bem como um dos principais patrocinadores do Fluxo, next.
Confira a nota publicada pelo Fluxo:
Comunicado oficial. pic.twitter.com/hB7dDXkJzo
— Fluxo (@fluxogg) June 20, 2021
Atualização – 21/06/2021
A Garena, desenvolvedora do Free Fire, se pronunciou no final da tarde de domingo (20) sobre o acontecimento e também tomou medidas contra as atitudes dos streamers. A empresa informou, por meio de suas redes sociais, que Buxexa e Racha tiveram seus contratos rompidos com a plataforma BOOYAH! e suas contas foram banidas, além disso, ambos não fazem mais parte do programa de influencers da Garena.
Confira o comunicado na íntegra:
A Garena não tolera atos de racismo, preconceito, assédio e manifestações de ódio, e espera que streamers, espectadores e jogadores mantenham um bom comportamento dentro e fora dos jogos e transmissões. A empresa é veementemente contra qualquer tipo de má conduta e se solidariza com qualquer pessoa ofendida com o ocorrido. A empresa não apenas se reserva o direito de tomar medidas disciplinares apropriadas, inclusive banimentos, suspensão, ou encerramento e exclusão das contas, como comunica que Rachaxp e Buxexa, envolvidos na recente polêmica, não fazem mais parte do quadro de streamers da plataforma BOOYAH! e do programa de influenciadores da Garena. Tais ações têm o intuito de proteger a integridade e garantir as melhores condições possíveis aos jogadores, equipes, atletas, patrocinadores e colaboradores.