Tfue processa FaZe por suposto contrato abusivo; FaZe se pronuncia
Ricky Banks, dono da FaZe, desmentiu as acusações do jogador em seu perfil no Twitter.
Um dos maiores jogadores de Fortnite do planeta, Turner “Tfue” Tenney está processando a sua atual organização, FaZe Clan, por suposto contrato abusivo. Na notícia revelada pelo site The Hollywood Reporter, o jogador alega estar sob contrato opressivo e que “uma parte significante” dos ganhos de seus canais no YouTube e na Twitch são direcionadas para a FaZe, além de não receber a sua parte de patrocínios firmados pela organização e receber apenas a metade do que havia sido combinado em aparições e turnês com o time.
De acordo com o advogado de Tfue, Brian Freedman, além dos motivos alegados, a FaZe ainda coloca em risco a saúde, segurança e bem-estar dos seus contratados, já que a organização pressionava e encorajava seu cliente e outros jogadores a tentar fazer manobras perigosas em vídeo, além de pressionar Tfue para que o mesmo morasse em um casa com outros Youtubers jovens, tendo sido dado acesso a bebidas alcoólicas antes da idade permitida nos Estados Unidos.
Turner ”Tfue” Tenney conta com mais de 122 milhões de visualizações em seu canal na Twitch, 10 milhões de inscritos no Youtube, 5,5 milhões de seguidores em seu Instagram e já conquistou mais de 500 mil dólares em premiações nos campeonatos de Fortnite que disputou. O jogador tentou encerrar seu contrato em setembro de 2018, mas a FaZe não aceitou quebrar o contrato em comum acordo.
O outro lado
Em seu twitter, Ricky Banks, um dos proprietários da FaZe Clan se pronunciou e disse que as acusações de Tfue são “inacreditáveis”. Em uma série de tweets, FaZe Banks, como é conhecido, afirmou que a organização nunca ficou com 80% da premiação do jogador e ainda disse que esse tipo de contrato nunca existiu. O empresário ainda lembrou que conheceu Tfue quando o mesmo tinha apenas 100 viewers na Twitch e ajudou o jogador a conquistar o sucesso que tem hoje.
Pronunciamento FaZe Clan
Em pronunciamento oficial, a FaZe Clan alegou que não ficou com nenhuma porcentagem dos ganhos de Tfue provenientes de premiação de campeonatos, Twitch, YouTube ou qualquer outra plataforma.
Ainda no comunicado, a organização alega que recebeu do jogador de Fortnite, 60 mil dólares, referente a parceria entre Tfue e a FaZe Clan e reafirmou que nos contratos da equipe, o máximo coletado chega a 20%, tanto referente a premiações quanto a repasse de rendas. No entanto, neste caso, nenhuma parte foi recolhida pela organização.