No último domingo (25), as duplas de jogadores profissionais de Fortnite, Pedro “Phzin” Henrique e João “Kitoz” Ferreira, juntamente com Scarpa e Pablo “whey” Zago, foram banidos da FNCS (Fortnite Champion Series), campeonato internacional do jogo. O motivo por trás do banimento foi a troca de informações entre os players durante a semifinal do evento.
- Como jogar Fortnite de forma divertida, competitiva e com melhor desempenho
- Agenda De E-Sports: Calendário De Jogos Da Semana (26 de Fevereiro a 3 de Março)
Conforme as regras estabelecidas para o torneio, espera-se que todos os jogadores ajam de acordo com o espírito esportivo e sigam rigorosamente as normas em todas as partidas.
Isso inclui a proibição de utilizar qualquer forma de ajuda externa, como informações sobre posicionamento de outros jogadores, estado de vida ou equipamentos.
No caso em questão, a troca de informações entre as duplas durante a partida do torneio teria sido a razão por trás do banimento. Como consequência, a desenvolvedora retirou os jogadores da tabela do torneio e aplicou uma suspensão de 14 dias.
No entanto, ainda não foi confirmado se após o período de punição os jogadores terão permissão para retornar às competições.
Pronunciamento
O jogador Pedro “Phzin” Henrique, envolvido no caso, representa a Hero Base, que emitiu um comunicado por meio de suas redes sociais informando que está conduzindo uma investigação interna sobre o incidente.
COMUNICADO OFICIAL! pic.twitter.com/Dwe5FcMAs8
— Hero Base (@HeroBase) February 25, 2024
Até o momento, nenhum dos jogadores em questão se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.