Battle Royale: da Origem aos Principais Jogos do Gênero
Introdução
Gênero de games cada vez mais popular e atrativo, o battle royale certamente está entre as modalidades de maior sucesso nos esports. As partidas desta categoria consistem em misturar elementos de exploração, sobrevivência, e procura de equipamentos e de armas, encontrados em um jogo de sobrevivência com a jogabilidade encontrada em um game de último sobrevivente.
O gênero battle royale é um dos gêneros mais populares na indústria de videogames multiplayer, com games que envolvem um grande número de jogadores, normalmente em torno de 100, controlando personagens que saltam de paraquedas em um mapa virtual, onde lutarão até que haja apenas uma pessoa deixada em pé. Os títulos vêm em vários modos, permitindo aos jogadores jogar sozinhos ou formar equipes em grupos de dois, três ou quatro para ser o último time vivo.
O que é Battle Royale?
Em uma partida do gênero, participam um grande número de jogadores individuais, ou pequenos esquadrões (tipicamente com até quatro ou cinco jogadores). O objetivo é ser o último jogador ou equipe a sobreviver, eliminando todos os outros.
Uma partida começa com os personagens distribuídos em um grande espaço do mapa, de maneira aleatória ou permitindo que os jogadores tenham algum controle da seleção do lugar onde eles começam. Todos os jogadores começam com um equipamento mínimo, não dando a nenhum uma vantagem implícita no início, apenas sendo permitido mudar a aparência de seu personagem.
A natureza aleatória do ponto de início, a colocação dos itens e a redução da área segura leva o gênero de battle royale a desafiar os jogadores a pensar e reagir rapidamente e a melhorar a elaboração de estratégias ao longo da partida para ser o último homem/equipe a sobreviver.
Além dos jogos autônomos, o conceito de battle royale também pode estar presente como parte de um dos vários modos diferentes dentro de algo maior, ou pode ser aplicado como um mod criado por usuário para outro game.
Leia também: Cadeira Gamer TGT Heron: Melhor Custo-Benefício e Qualidade
Como surgiu o Battle Royale?
Tudo começa em 1986, ano em que foi lançado o filme Highlander, em que imortais são atraídos a batalhar uns contra os outros, para um prêmio final. A cada morte de um participante, o que mata se torna mais forte, adquirindo os poderes daquele que morre.
Porém, se intensificou em 1999, quando foi publicado o romance japonês Battle Royale de Koushun Takami. A história se passa em um futuro fictício do Japão controlado por um governo totalitário que a cada ano uma turma do ensino médio é escolhida e seus alunos são forçados a lutar uns contra os outros até a morte, podendo restar apenas um sobrevivente.
Os elementos de formulação de gênero battle royale é o modo de jogo com regras do gênero último sobrevivente permanece como um elemento essencial frequente de títulos de ação online multiplayer, embora geralmente com menos jogadores totais, enquanto elementos de procura e sobrevivência em um grande mapa de mundo aberto foram popularizados através de games de sobrevivência.
Com o passar dos anos, o “Battle Royale” se consolidou e fez com que aventura aliada à sobrevivência entrasse em evidência diante da saga Jogos Vorazes, que mantém uma premissa muito similar ao gênero. Além do audiovisual, torneios de MMA e luta livre em arenas também tiveram inspiração direta ou indireta nesse estilo.
Como funcionam os jogos de battle royale?
Um jogo battle royale combina elementos de eliminação juntamente com sua estética de sobrevivência, com a base de jogadores começando com equipamento mínimo, coletando itens e, em seguida, tentando eliminar todos os outros jogadores enquanto permanece dentro de uma “zona segura” cada vez menor, a fim de seja o último homem de pé. Alguns implementaram suas próprias reviravoltas especiais, como a capacidade de reviver companheiros de equipe, a oportunidade de lutar pela chance de reaparecer ou habilidades especiais de personagens.
Nas primeiras versões dos jogos do gênero, não era possível que as pessoas pudessem ser revividas e retornarem a mesma partida. Porém, com o passar do tempo, vários games se adaptaram às mudanças e atualmente quase todos possuem mecânicas de reviver embutidas.
Qual foi o primeiro Battle Royale?
Mods competitivos foram posteriormente desenvolvidos para DayZ e Arma III. Um popular mod battle royale para Z1, um jogo de sobrevivência de zumbis, levou a desenvolvedora, Daybreak Company, a criar seu próprio título. O Z1 Battle Royale resultante de Daybreak, também conhecido como H1Z1 e King of the Kill ao longo de seu processo de desenvolvimento e crescimento, é considerado o primeiroindependente do gênero como é hoje. Foi originalmente lançado no programa de acesso antecipado do Steam em 15 de janeiro de 2015, como H1Z1.
Porém, em 2017, a mesma pessoa que desenvolveu os mods estilo Battle Royale para DayZ e Arma III criou o jogo independente PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG). Que é o principal responsável pela popularização de games eletrônicos do gênero. O PUBG chegou a ultrapassar três milhões de jogadores simultâneos.
Quais são os principais games de battle royale?
1. Free Fire
Criado em 2017, o Free Fire se tornou um dos games mais jogados do mundo. Em 2020, atingiu a marca de mais de 80 milhões de usuários em todo o planeta. No Brasil, ele também se tornou um fenômeno, ocupando a liderança de jogos para celulares.
O jogo mobile se tornou febre por ser altamente acessível a diversos modelos de celular e por conter uma estética que lembra outros sucessos, como PUBG, ao mesmo tempo em que traz recursos como construção, bem populares no Fortnite.
Leia também: Nick FF (Free Fire): crie um nome criativo e único para ficar no topo dos rankings
Apenas no primeiro trimestre de 2022, foram mais de 71 milhões de downloads somados em ambas as lojas. Ultrapassando barreiras pela tela do celular, Free Fire se consolidou como uma potência no país também para a criação de conteúdo.
2. PUBG
O jogo mais responsável por estabelecer o gênero Battle Royale é PUBG, lançado em março de 2017. Embora o game tenha vendido apenas dois milhões de cópias nos primeiros meses de seu lançamento em acesso antecipado no Steam, esse número saltou para 50 milhões. unidades apenas um ano depois, em junho de 2018. Embora não seja o primeiro título independente no estilo battle royale, sua popularidade e estilo inspiraram muitos mais desenvolvedores e, desde o lançamento do game, testemunhamos muita competição no gênero.
Em 2022, por exemplo, o jogo foi o mais assistido em todo o mundo. Segundo dados do site Esports Charts, o título bateu a marca de 112 milhões de horas assistidas na categoria battle royale e foi o único a superar a marca de 100 milhões.
Além de ter sido um sucesso como battle royale, os torneios de PUBG MOBILE também possuíram alguns números impressionantes. Os cinco principais campeonatos da versão mobile somaram mais de 7 milhões de horas assistidas pelos fãs, e o 2022 PUBG MOBILE Global Championship, o campeonato mundial que terminou em 8 de janeiro, somou um total de 27.3 milhões de horas, superando a edição do ano anterior.
3. Apex Legends
O Apex Legends surgiu como um rival direto do Fortnite na briga por um espaço entre os top games do gênero battle royale. Inclusive, atingiu 25 milhões de jogadores uma semana depois do seu lançamento, incluindo os players de PC (Origin), Playstation 4 e Xbox One.
Desde que foi lançado, o game virou um verdadeiro fenômeno mundial, batendo 1 milhão de downloads em poucas horas e tendo o pico de 2 milhões de usuários simultâneos em seu primeiro fim de semana.
Porém, o Apex Legends foi sendo deixado de lado aos poucos. Alguns motivos como falta de novidades, muitos banimentos acontecendo, presença tímida no cenário de esportes eletrônicos e concorrência com os outros jogos de tiro, fizeram o game ser jogado para escanteio.
4. Fortnite
Um dos mais transmitidos na Twitch, não só pelo seu modelo free-to-play, mas também pela introdução de tantas novas mecânicas em seu design. O Battle Royale de Fortnite adicionou recursos de construção semelhantes aos do Minecraft ao seu modelo de jogo original que os jogadores usam para construir suas próprias fortificações.
Desde eventos envolventes no game, referências a todas as facetas da cultura pop, lançamentos frequentes de conteúdo e jogabilidade divertida que é gratificante de dominar, Fortnite, ao lado de PUBG, foi o pioneiro no crescimento do gênero Battle Royale.
O Fortnite possui um estilo mais cartunizado e bastante colorido, sendo muito popular entre diversas faixas etárias. Outro motivo foi a grande quantidade de parcerias que a Epic Games fez para incrementar o jogo, como no caso da NFL.
Conclusão
Em suma, existem várias opções de jogos para satisfazer qualquer tipo de gameplay. Com certeza, PUBG e Fortnite levam a dianteira no assunto, por terem sido tão importantes para a popularização do gênero battle royale.
Se você está lendo este artigo, é provável que seu amigo esteja tentando convencê-lo a jogar Fortnite ou outro de seus jogos battle royale favoritos. Mesmo que não seja o seu tipo de diversão favorita, não há razão para não experimentá-lo.
O modelo free-to-play pode ser ruim, mas por outro lado, você não tem nada a perder, exceto algum tempo e poder de processamento. Você ficará desapontado com todo o hype ou será profundamente absorvido pelo gênero battle royale.
Caso esteja buscando um PC gamer com as melhores configurações para rodar os jogos do gênero battle royale com perfeição e em alto desempenho, a Pichau oferece ótimas variedades que cabem no seu bolso.