A evolução no cenário de eSports por parte dos times é constante. De reformulações das lineups à identidade visual, a mudança é constante. Em post feito no Reddit, usuários avaliam a mudança na identidade visual dos times.
- VALORANT: SK Gaming entra para o cenário competitivo
- LoL: LCS está com dificuldades financeiras, revela insider
Os posts foram feitos pelo usuário duuwu e levantou a discussão entre os fãs dos times sobre a mudança de brasão ao passar dos anos. Além disso, usuários também levantaram o histórico explicando algumas decisões na criação dos logos.
- Complexity Gaming
Um dos brasões que mais mudou ao longo do tempo, a compra do time pelos Dallas Cowboys – time de futebol americano – impactou para que houvesse a mudança. Com o símbolo muito parecido ao time de futebol americano, a Complexity trouxe uma inovação para que remetesse mais ao cenário dos eSports.
- Ence
Conforme analisado pelos usuários do Reddit, o brasão da Ence – que não se alterou muito ao longo do tempo – tem uma possível inspiração na mitologia grega. Encélado é, na mitologia grega, um gigante que seria oponente de Atena.
- FaZe Clan
A FaZe é um dos poucos times que por bastante tempo utilizou três cores diferentes no seu brasão. Os fãs ironizaram a mudança – que nunca foi grande por ser um dos times mais tradicionais dos eSports, tendo o logo facilmente reconhecido – dizendo que “o tom de vermelho fica cada vez mais intenso por eles estarem cada vez mais sem dinheiro”.
- Fnatic
Uma das mudanças mais odiadas pelos fãs, o brasão da Fnatic foi inicialmente criado para que se pudesse usar o logo inteiro para transformar no nome do time.
Imagem: Reprodução/thenext2nill1A mudança no caso do time foi mais estética e apesar de ter se alterado, se manteve próximo do original.
- G2 Esports
A escolha da mudança também foi estética. O usuário Long-Island-Iced-Tea comentou que o primeiro brasão do time seria “legal se fosse um logo de time no cenário competitivo de Call of Duty 2 há 15 anos atrás”. A mudança trouxe o icônico ninja logo na segunda versão e se mantém até hoje.
- Gambit Esports
O youtuber Anomaly – conhecido na comunidade por ser um dos maiores colecionadores de skins de Counter-Strike – brincou que o time parece um balão: começou fino, se encheu e logo em seguida explodiu. A mudança se deu para que o brasão remetesse a um “G“.
- MOUZ (antiga mousesports)
Nos comentários do post, é possível ver o perfil oficial do time explicando a mudança. A mudança, segundo o time, se alterou para que o novo brasão remetesse a um coração + um rato (mouse em inglês) e além disso, contém um M na parte de cima.
- Ninjas in Pyjamas
Uma das mudanças que os usuários menos gostaram, a prefência dos fãs é pelo brasão de 2012 à 2017, que continha as cores mais icônicas do time. Além disso, a mudança se deu a partir da época para remeter a uma shuriken – a famosa estrela ninja.
- Heroic
O primeiro brasão do time era icônico para a época, que normalmente utilizava algum personagem para fazer parte dos brasões. Ao passar do tempo, o brasão foi simplificado para ainda manter o soldado porém para que tivesse o “H“.
- TYLOO
Apesar de utilizar a mesma base, o brasão do time foi alterado para que fosse simplificado e mantivesse o dragão que é símbolo da cultura chinesa – da qual o time faz parte.
- Virtus.pro
Um dos times mais tradicionais do cenário de eSports, a evolução do time acompanhou a evolução do design gráfico, porém sempre mantendo o ícone do time: o urso-polar.