O maior obstáculo no Dota 2
A parte mais difícil de melhorar no Dota 2 é aprender a focar em si mesmo mais que nos seus aliados.
Quando o MMR se torna publico, os jogadores se tornam mais focados em aumentar o número ligado aos seus perfis. Quando as coisas vão mal e você perde jogos, todos os players procuram a razão de estar perdendo — e é da própria natureza humana procurar os erros em seus aliados antes de olhar para si mesmo.
O maior equívoco em todas as comunidades de todos os videogames online, é o falso princípio de “Rank Infernal”. A ideia é que você é desafortunado e fica pior que a média dos seus aliados, o que resulta em não avançar nas ranqueadas. Isso simplesmente não existe.
A realidade é que ser bom no Dota 2 é extremamente multidimensional, como você deve ter percebido nesse guia.
Por exemplo, e fácil olhar para seu KDA, e notar que o seu é melhor que o dos seus aliados. Isso leva você a achar que seus aliados obviamente morreram muitas vezes e você jogou melhor que eles, possivelmente porque você não os ajudou o suficiente. Talvez você não tenha feito um bom trabalho de zoneamento no top laner, não puxou os campos de criaturas, gankou ou deu mais finalizações.
Tem MUITAS razões para as partidas serem perdidas, mas as chances de você não ter sorte com seus aliados é a menos provável.
Para aumentar seu ranking, você precisa se tornar melhor no Dota 2, e VOCÊ é o jogador que você tem mais impacto. Se se tornar melhor no Dota 2 é sua meta, foque em melhorar seus erros no jogo e o mais produtivo modo de fazer isso: caso contrário, você provavelmente ficará mais frustrado, continuará estagnado em habilidade e deixará de se divertir.
Talvez se tornar realmente bom no Dota 2 não é sua meta — talvez você só veio aqui para aprender mais coisas para que jogar dota 2 casualmente fique mais fácil.
Independente das suas intenções, você encontrará jogadores que são bravos e maldosos. Eles devem acreditar em Ranking Infernal, eles podem estar jogando suas próprias frustrações em você, ou eles devem apenas ser genuinamente babacas e te provocarão sempre que puderem. Se você encontrar alguém que seja maldoso contigo no Dota 2, eu recomendo você a silenciá-lo.
Para silenciar um player no Dota 2, abra o placar que fica no canto esquerdo da tela, encontre a pessoa que você não quer ouvir e clique no botão “T” (para silenciar no chat de texto) e o alto falante (para silenciar no chat de voz).
Se eles estiverem sendo muito maldosos com você ou com qualquer outra pessoa, você ganhará pontos comigo se devender os outros players e usar a função de reportar eles por abuso de comunicação, essa é a melhor maneira de dizer “este cara está usando palavras para machucar as pessoas sem nenhuma razão”
Eu acredito que os jogos como o Dota 2 podem facilmente tornar pessoas mais competitivas, e isso faz com que elas sejam maldosas com aliados que não tenham uma performance esperada, desapontando a si mesmos e a frustração mais geral que vem quando se perde uma partida: isso não dá o direito de disseminar o ódio nas outras pessoas. Isso não é cortês— e isso impacta significativamente no modo em quão bem o seu time joga.
Moral não é a coisa mais fácil para a maioria dos players, já que isso vem de fora dos jogos. Entretanto, é um dos maiores efeitos que podem interferir nas sua performance dentro do jogo.
Não xingue ou critique outros jogadores quando eles cometem erros. Não os chame de idiotas e não fale com os seus aliados como se você fosse superior. (Seu MMR provavelmente é similar ao deles). Fale bom trabalho quando eles conseguem uma eliminação sozinhos, ou ganham uma “team fight”. Mesmo se você ache que eles estão jogando horrivelmente, um falso encorajamento vai fazer seus aliados jogarem menos estressados, eles vão sentir menos pressão e isso vai aumentar sua moral, fazendo-os jogar melhor do que normalmente jogam. Mesmo dizendo coisas negativas com um tom positivo (a então chamada crítica construtiva) pode vastamente mudar as respostas que você obterá — até porque algumas pessoas não aceitam muito bem nenhum tipo de crítica.
Por definição, o MMR é uma medição do quanto você tem impacto no Dota 2.
O que inclui o quão bem você faz as finalizações, o quão eficientes seus padrões de farm são, o quão bom você é em movimentos de ataque, calculando seu alcance de atordoamento, o quão bom você conhece o mapa, o quão bem você coloca as sentinelas, o quão bem você faz seus items e o quão bem você desempenha em uma team fight. Você consegue fazer pull sem perder a conexão? A sua decisão de final de jogo está correta? A sua atitude negativa afetou o resto do seu time, diminuindo as habilidades deles para a performance no seu MMR?
Todas essas coisas fazem a diferença em TODAS AS PARTIDAS de Dota 2. Não presuma que você é superior que a sua equipe só porque eles fizeram algumas coisas estupidas que você nunca faria. Tem provavelmente um erro seu que eles nunca fariam também.
É também importante lembrar que você pode aumentar seu MMR em qualquer posição no Dota. Para ser mais exata, até você chegar até 5.000 de MMR. É muito possível até mesmo jogando de suporte.
Não procure nos seus aliados desculpas em porque você não está ganhando – você é o único player que você sempre joga. Não procure na função que você está jogando o porque de você não estar ganhando (a menos que você seja melhor em outras funções, então culpe a si mesmo por isso), e tenha certeza de que sua atitude não seja tóxica com seus aliados, pois eles jogando mal, pode afetar facilmente sua chance de ganhar.
Foque nos seus erros. Se você tem problema em ver os seus erros, pergunte a um amigo que é melhor que você, veja nos seus replays, assista um profissional jogando em uma stream ou assista algum campeonato para ver como os profissionais jogam.
Ou, o site Purge Games faz ótimos conteúdos em inglês para ajudar os novos players.
E Lembre-se, o MMR infernal não existe, isso é coisa da sua cabeça.
O mesmo bla bla bla de sempre!!!