Lançado oficialmente em 2013, depois da comunidade já ter jogado muito a versão não oficial, o DotA conquistou diversos públicos de jogadores ao criar um estilo totalmente novo de game e segundo pesquisa com cientistas de dados da Betway Insider, o Brasil está em 10º lugar em quantidade de pro players. As informações foram disponibilizadas em junho de 2022.
No mundo, atualmente, temos um total de 1.517 pro players da modalidade. O primeiro lugar é da China, que detém 266 profissionais em seu país. O motivo do game da Valve ser tão popular entre os chineses é a própria cultura local, sem falar que uma das maiores empresas de games do mundo é de origem chinesa.
Diferente de outros países, eles competem para valer nos eSports, que desde sempre foram vistos com bons olhos enquanto outras nacionalidades ainda estavam se acostumando com o fato dos games virarem uma profissão. Nos dados, a Rússia segue em segundo lugar com 175 profissionais e os EUA (Estados Unidos da América) aparecem com 121 dos pro players de DotA 2.
Apesar do DotA 2 ter sido um boom em terras brasileiras, o Brasil conta com apenas 56 jogadores competitivos desde quando foi lançado aqui, alcançando o 8º lugar. Veja o balanço completo da modalidade a seguir:
Veja mais:
DOTA 2: ESL One Malaysia 2022 confirmado; datas e formato divulgados
Gigante do Dota brasileiro, NoPing, retorna ao competitivo; veja line-up