Valve anuncia o banimento do jogador Kuku, da Chongquin Major
Depois de dias em silêncio, a Valve, produtora do Dota 2, finalmente se pronunciou sobre o caso do jogador da TNC Predator, Carlo “Kuku” Palad.
Em um anúncio oficial no blog do Dota 2, a Valve afirma que estava acompanhando a situação até seu último desdobramento. Na nota, eles mencionam que Kuku não estava banido pelo governo Chinês, mas agora, a Valve decidiu banir o player por eles mesmos, sem depender do envolvimento do governo local. Confira um trecho traduzido da nota da Valve.
“A TNC entrou em contato com a Valve na última terça-feira, perguntando se eles iriam receber uma penalidade no Dota Pro Circuit (DPC) por substituir Kuku. Nós dissemos a eles que não iriam. Nós assumimos que eles estavam trabalhando em um plano para substituir Kuku por outro jogador. No entanto, parece que a TNC atualmente não está assumindo a devida responsabilidade por suas ações, juntamente com a tentativa de encobrir a equipe. Então estamos entrando em cena diretamente e proibindo Kuku de participar deste evento”.
Um fato interessante no texto é que, pelo que foi explanado, a TNC já estava à procura de um substituto para Kuku. Contudo, temos muitos conflitos de informação, onde se chegou a cogitar o cancelamento do Major por uma das organizadores do evento. O motivo seria que os jogadores não teriam a segurança necessária para entrar ou sair do país.
Entenda o caso.
O jogador da TNC, Kuku, em um ato racista, desrespeitou a equipe chinesa da RNG durante uma partida. A ação ganhou grandes proporções na comunidade chinesa e, segundo a TNC, o governo da China afirmou que tomaria as devidas ações contra o jogador, caso o mesmo participe do campeonato.
A TNC Predator foi a público, em seu twitter, com um pronunciamento sobre o caso envolvendo o seu jogador
After talking to the organizers of the Chongqing Major, it was confirmed to us that the following may happen if Kuku will attend the Major:
1. He might not be able to enter the country
2. The city government will possibly cancel the tournament should he attend— TNC Predator (@TNCPredator) 2 de dezembro de 2018
Segundo a organização da TNC, algumas das ações que poderiam ser tomadas, caso Kuku fosse para a Major, seriam desde barrarem o jogador de entrar no país até mesmo a possibilidade de cancelamento do torneio.