Reprodução/ESL
O mundo do Counter-Strike 2 (CS2), recebeu uma bomba nesta sexta-feira (31). A Valve anunciou que mudou o regulamento de classificação para o Major, que foi alvo de críticas da comunidade e também de Alexandre “Gaules” Borba, brasileiro que é um dos maiores criadores de conteúdo do jogo no mundo.
- CS2: Sem Open Qualifiers, Valve Revela Novas Regras De Classificação Para O Major
- CS2: 9z Mostra Força Da América Do Sul Na IEM Dallas 2024
A desenvolvedora realizou uma série de mudanças no Major Supplemental Rulebook, o livro que dita as regras da sua competição oficial, removendo os open qualifiers e mudando o método de convites para as seletivas do mundial. Dentre todas as modificações, abaixo estarão as mais importantes:
As vagas na seletiva fechada vão ser definidas pelo Regional Standing, o ranking oficial da Valve, e não mais por uma mistura da lista e das seletivas abertas. Os qualificatórios só acontecerão em caso de não haver times ranqueados o suficiente – o que não acontece nas principais regiões, incluindo a América do Sul;
Times que disputaram o Elimination Stage do último Major não receberão mais convites diretos para disputar o RMR. Todos os convidados do RMR serão decididos via ranking, com o restante das vagas preenchidas pela seletiva fechada;
A distribuição de vagas mudou e nenhum time das Américas pulando a primeira fase. Agora, todos os sete classificados da região terão de jogar o Opening Stage.
Infelizmente eles continuam sem entender.. hoje a Valve mata o sonho de qualquer time vir de um Open Qualifier e conseguir chegar ao maior campeonato de CS! Uma das maiores festas e diferenças do nosso jogo e nossa comunidade! Vamos torcer e trabalhar como comunidade para que…
— Gaules (@Gaules) May 31, 2024
Logo após o anúncio das mudanças no regulamento do Major, a Valve foi alvo de uma enxurrada de críticas. Inclusive, um fã decidiu, porém, ir além da reclamação das redes sociais e criou um abaixo-assinado pedindo para que a decisão seja revertida.
Os comentários negativos não se resumiram apenas aos fãs. Gaules, um dois maiores criadores de conteúdo de CS no mundo, também se pronunciou, dizendo que “a Valve mata o sonho de qualquer time“, se referindo às modificações que foram reveladas, nesta sexta-feira (31).