Com mais uma edição do principal mundial de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) — dessa vez acontecendo no Brasil com o IEM Rio Major, o campeonato mais uma vez ganha evidência. Na procura para saber qual equipe mais ganhou o a competição mais cobiçada do competitivo internacional, a Redação da Pichau Arena separou as duas principais vencedoras.
O lançamento do CS:GO aconteceu no dia 21 de agosto de 2012 na Steam — famosa loja de games eletrônicos, e pouco mais de um ano da chegada do jogo da Valve à plataforma, o jogo ganhou seu primeiro campeonato mundial, o DreamHack Winter 2013, que foi sediado na cidade de Jönköping, na Suécia. Duas equipes se destacaram dentre as que participaram do torneio. Confira:
Fnatic – 3 Troféus
Com uma premiação total de U $ 250 mil (cerca de R $ 1.3 milhão), a primeira edição do mundial contou com 16 times que foram divididos em quatro grupos, com os dois melhores avançando para as finais. Com apenas três dias de competição, o DreamHack Winter 2013 contou com as principais equipes do competitivo, como a Na’Vi e a brasileira SK Gaming, que chegaram a ganhar o troféu anos depois.
A final do primeiro Major teve uma final emocionante entre a Fnatic e a Ninjas in Pyjamas, organizações que viriam a se enfrentar novamente nas edições futuras do torneio. Em um confronto acirrado, a equipe — na época com o AWPer Jesper “JW” Wecksell na lineup, venceu por 2 a 0 a equipe suíça, garantindo sua primeira vitória internacional no CS:GO.
Após o primeiro troféu, a Fnatic não conseguiu repetir o feito até dois anos depois, quando conquistou mais dois pódios no ano de 2015 — chegando a marca de vencer três Majors, nas edições ESL One: Katowice 2015 e no ESL One: Cologne 2015, este último disputado contra a finada EnvyUS que na decisão contava com Kenny “kennyS” Schrub no grupo. Desde então a equipe não venceu mais.
Astralis – 4 Troféus
Apenas um ano depois dos emocionantes ESL One: Cologne 2016 e MLG Major Championship: Columbus 2016, nos quais Gabriel “FalleN” Toledo, Fernando “fer” Alvarenga, Marcelo “coldzera” David, Lincoln “fnx” Lau e Epitácio “TACO” de Melo com Wilton “zews” Prado como coach, trouxeram os dois primeiros mundiais para o Brasil, foi a vez da Astralis levar o prêmio para casa.
A primeira vitória da Astralis em um mundial foi na ELEAGUE Major: Atlanta 2017, com uma vitória do time de Nicolai “dev1ce” Reedtz sobre a Virtus.pro, garantindo a premiação de U $ 500 mil (cerca de R $ 2.6 milhão) para os cofres da organização. A tag repetiu o feito vencendo o FACEIT Major: London 2018, garantindo seu segundo troféu de um campeonato internacional.
Já no ano seguinte, em uma das melhores formações do cenário competitivo, com Nicolai “dev1ce” Reedtz, Peter “dupreeh” Rasmussen, Andreas “Xyp9x” Højsleth, Emil “Magisk” Reif e Lukas “gla1ve” Rossander com Danny “zonic” Sørensen como coach, a Astralis venceu dois mundiais seguidos, o IEM Katowice Major 2019 e StarLadder Berlin Major 2019, se tornando a única equipe a alcançar quatro vitórias no principal campeonato global do Counter-Strike.