Quando o assunto são os pro players brasileiros fica um pouco mais fácil de pensar em quais são os prediletos de cada modalidade, mas… já pensou nos jogadores estrangeiros? Quantas pessoas apaixonadas por eSports que você conhece que realmente sabem quais são as nacionalidades dos seus pro players preferidos? Ou, então, entendem de fato quais regiões são as melhores nas diferentes modalidades de competições deste mundo? Um estudo da Betway Insider fez o balanço de modalidades para descobrir quem lidera os eSports (esportes eletrônicos).
Ao total, foram organizados e analisadas as nacionalidades de os 8.900 pro players do cenário em atividade de quatro modalidades, sendo: LoL (League of Legends), CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive), DotA e VALORANT.
O bom e velho CS conta com o maior número de players profissionais do cenário de eSports e o Brasil ajuda neste pódio. Aliás, os brasileiros contam com presença massiva nas modalidades, mostrando que por mais que tenha demorado para profissionalizar o cenário, muitos dedicaram suas vidas em prol dos eSports.
O LoL vem em seguida, mostrando sua força e quase alcançando um dos eSports mais tradicionais de todos os tempos. A surpresa maior foi o VALORANT ficar em terceiro lugar e bater o DotA 2, mais antigo e consolidado, com cerca de 300 pro players de diferença: Entenda no X1 das modalidades:
Apesar do cenário dos eSports já ser consolidado em muitos países, a tendência é que o número de pro players só aumente. A cada ano são criadas competições oficiais de mais modalidades e cada vez mais vêm surgindo jogadores que enxergam nos esportes eletrônicos uma profissão, não mais somente um divertimento. Ou seja: é um contexto bem positivo para quem pensa em ser atleta. Investimento aumentando, estrutura crescendo e modalidades se consolidando. Vale a pena o esforço.
Veja mais: