O canadense Joshua “steel” Nissan foi banido de campeonatos da Valve de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) por conta da polêmica envolvendo a manipulação de resultados quando jogava pela iBUYPOWER.
Em tweet feito na última quarta-feira (25), steel disse, em tradução livre: “Na marca dos 10 anos, em janeiro de 2025, terei permissão para participar de eventos parceiros da Valve. Contra todos os impasses, nunca desisti. Estou pronto para ser definido por algo novo e mais positivo”.
On the 10 year mark in January 2025, I will be allowed to participate at Valve partnered events.
Against all odds, I've never given up. I'm ready to be defined by something new and more positive.
— steel (@JoshNissan) October 26, 2023
Por conta do seu banimento, steel não poderia competir em campeonatos qualificatórios para o Major, que fez com que o player migrasse para o VALORANT. Após o período de três anos competindo no FPS da Riot Games, steel retornou para o Counter-Strike na tag Bad News Bears.
Quando a iBUYPOWER foi banida, a Valve comunicou que por conta da violação no Fair Play quatro membros do time foram impedidos de jogar em campeonatos da Valve. O único a “fugir” do banimento foi Tyler “Skadoodle” Latham que não aceitou a manipulação.
Uma segunda chance surgiu em 2017 quando a ESL e Dreamhack – organizadoras de campeonatos – removeram as limitações de banimentos de seus torneios e steel foi o único a aproveitar.
Mais tarde – em 2020 – steel entrou para a lineup da Chaos que também foi envolvida em polêmicas por supostamente estarem utilizando cheats. O jogador aproveitou a oportunidade para parar de competir na categoria e foi para o VALORANT.