reprodução/ESL
Com a chegada do Counter-Strike 2 (CS2), uma das principais mudanças foi que as partidas passaram de 16 pontos necessários para alcançar a vitória para 13, que impactou diretamente no estilo de jogo e nos confrontos em si. Por conta desta alteração, a ESL (empresa organizadora de eventos de esportes eletrônicos) está pensando em mudanças no formato para 2024.
- CS: Imperial perde de forma precoce e dá adeus à BLAST Fall Showdown Americas
- CS: Com FURIA entre os participantes, Pinnacle Cup VI é adiado
Por conta das partidas estarem significativamente mais curtas, alguns jogadores estão reclamando dos sistemas de confrontos acontecerem em melhor de um (MD1). De acordo com Marc Winther, diretor de Counter-Strike da ESL, a produtora está estudando um pouco mais sobre as possibilidades.
With the transition to CS2 and MR12, duration of matches will be impacted, whether BO1 or BO3. But how much?
We're monitoring and will explore schedule adjustments once we have data on hand.
Short term we're not looking to do format changes, will evaluate heading into 2024.
— Marc Winther (@marcwinther) October 4, 2023
“Com a transição para o CS2 e MR12, a duração das partidas será impactada, sendo MD1 ou MD3. Mas quando? Estamos monitorando e vamos explorar ajustes quando tivermos os dados. No curto prazo, não estamos planejando mudanças de formato, vamos avaliar indo para 2024“, afirmou Winther em post realizado no X (antigo Twitter).
O formato MR12, que já fez parte do universo do CS desde o início do século e voltou a ter força nos esports com a chegada do VALORANT, jogo de tiro tático da Riot Games. Sendo assim, tornou-se tendência para jogos do gênero First Person Shooter (FPS).