Ícone do site Pichau Arena

CS2: Melhoria de tickrate e impacto na gameplay

Imagem: Reprodução/Valve

No último mês, a Valve implementou melhorias de tickrate em Counter-Strike 2 (CS2) via patch de lançamento da primeira caixa do jogo, além da volta da corrida armada e Zeus recarregável, se tornando uma atualização pouco comentada na comunidade em relação às demais novidades.

Tick-rate

Foto: Reprodução/Tips.gg

O conceito de tick-rate se define na taxa de atualização por segundo dentro do jogo – sendo mais comum, as versões de 64-tick ou 128-tick, ou seja, o servidor é atualizado em 64 ou 128 vezes por segundo. 

Dessa maneira, a informação trocada entre o server – comum aos jogadores – e o client – individual a cada jogador – acontece a cada 15.6 milissegundos, com o objetivo de se tornar fiel e comum a todos.

Porém, em 25 anos de lançamento da franquia, este se tornou um dos maiores assuntos discutidos por influenciar diretamente na gameplay. Quem nunca acertou um headshot que não matou o adversário?!

Isto acontece quando a taxa de atualização não cumpre seu papel, apresentando a posição de um player ou uma ação realizada diferente à atual, pois não foi atualizada em tempo hábil.

Também, por esta razão, atualmente existem outras plataformas que oferecem a opção de 128-tick, considerada mais fiel ao atualizar o dobro de vezes por segundo, sendo crucial para a experiência dentro do jogo.

 

Sub-tick

Foto: Reprodução/Valve

Com o lançamento de CS2, a Valve optou por seguir a linha de 64-tick com a tecnologia do sub-tick. O sub-tick marca a hora do início de cada ação – chamada de timestamp, construindo uma sequência lógica e sincronizando-a antes de enviar a informação a cada client presente no servidor.

 

Comentários da comunidade

O patch disponibilizado em 6 de fevereiro aprimorou a ferramenta de timestamp, pela quantidade de bugs reportados desde a migração de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) para CS2. A melhoria rendeu comentários no Reddit, um dos maiores fóruns de discussão da internet.

 

 

Na publicação, alguns internautas apontaram que a jogabilidade segue a mesma, e ainda, culminaram na queda de FPS (Frames por Segundo) que influenciam diretamente na fluidez e qualidade do jogo, determinada pela configuração de cada computador e, também, pelas atualizações fornecidas pelo desenvolvedor.

Com o impacto no desempenho visual, maiores são as ocorrências de travamentos e atrasos na experiência individual.

5 1 voto
Classificação do artigo
Sair da versão mobile