O Counter-Strike é uma das franquias mais emblemáticas nos esportes eletrônicos. Desde seus primórdios, o jogo cativa acumula milhões de players ao redor do mundo e tem sido palco de momentos históricos. Entre esses momentos, estão as conquistas dos primeiros times campeões mundiais, tanto no Counter-Strike 1.6 quanto no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).
- CS2: Gaules comenta sobre paiN e jogador que deixou a equipe
- CS2: MIBR representará o Brasil na ESL Challenger Jonköping
Pensando nisso, a Pichau Arena separou os bastidores dessas histórias para entender o que tornou esses times tão especiais.
Counter-Strike 1.6
A Cyberathlete Professional League (CPL) foi pioneira no cenário competitivo de Counter-Strike. A fundação aconteceu em 1997, tornando-se líder mundial em torneios profissionais. O CPL Winter e CPL Summer Counter-Strike, realizados entre 2001 e 2006, foram considerados Majors, marcando o início de uma era de competições de alto nível.
O marco inicial dessa jornada foi a “2001 Speakeasy CPL Event”, realizada entre 12 e 15 de abril de 2001. Com uma premiação total de USS$ 30 mil, o equivalente a R$ 151 mil na cotação atual, o torneio reuniu oito equipes determinadas a fazer história.
No formato de chave de dupla eliminação, todas as partidas foram decididas em melhor de um (md1). A equipe “X3 Blue” emergiu como a campeã, conquistando o título ao derrotar o clube “xeno” por 13×6 na grande final.
A line-up vitoriosa era composta por nomes como Dave “moto” Geffon, Ronald “Rambo” Kim, Sean “Bullseye” Morgan, Kyle “KSharp” Miller e “BigDog“. No entanto, esses jogadores não estão mais ativos no cenário competitivo do jogo.
Counter-Strike: Global Offensive
Com o lançamento do Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), uma nova era começou, trazendo consigo uma nova onda de competições. O primeiro Major reconhecido pela Valve foi o DreamHack Winter 2013, que aconteceu em Jönköping, Suécia. Realizado entre 28 e 39 de novembro de 2013, o torneio contou com uma premiação de US$ 250.000, aproximadamente R$ 1,2 milhões na cotação atual.
Com 16 equipes disputando o título mundial, a competição foi dividida em duas etapas. A fase de grupos apresentou quatro grupos no formato de dupla eliminação, com todas as partidas sendo disputadas em melhor de três (md3).
Apenas as duas melhores equipes de cada grupo avançaram para os playoffs, onde o formato mudou para chave de eliminação única, mantendo o padrão de md3.
Entre os muitos competidores, a equipe Fnatic mostrou uma campanha positiva. Na grande final, enfrentou a Ninjas in Pyjamas, emergindo vitoriosos por 2×1. A line-up vitoriosa incluía nomes como Jesper “JW” Wecksell, Robin “flusha” Rönnquist, Andreas “znajder” Lindberg, Jonatan “Devilwalk” Lundberg, Markus “pronax” Wallsten e Patrik “cArn” Sättermon.