Um dos campeonatos mais tradicionais dos esportes eletrônicos (eSports) dentro do cenário do CS:GO (Counter Strike: Global Offensive) está cada vez mais próximo: a IEM (Intel Extreme Masters) de Dallas de 2022 têm início na próxima segunda-feira (30) e conta com as 16 melhores equipes profissionais do mundo da modalidade do jogo de tiro da Valve lançado em 2003.
Com apenas duas representantes brasileiras, sendo a FURIA e a famigerada e querida Imperial eSports, a disputa será mais do que acirrada e pensamos em explicar um pouco mais do torneio e, claro, explicar por que a FaZe Clan é um dos destaques do campeonato. Agora vamos entender um pouco mais sobre a FaZe na IEM:
Sempre no topo
A FaZe Clan está há cerca de 65 semanas no top 30 da HLTV org. Isso significa que a organização europeia está consolidada entre as melhores equipes do mundo de CS:GO há quase três meses, ou seja, sempre no topo e sempre entre os mais respeitados do cenário.
Os dados são da própria HLTV que classifica o time como o primeiro no ranking mundial da modalidade com jogadores profissionais de diversas nacionalidades.
Vale considerar também, que desde julho de 2021, a FaZe praticamente se manteve apenas no top 10, mostrando sua força em campeonatos oficiais.
Antes disso, a line up teve uma queda de alguns meses entre as posições 30 e 40 que antes estavam sendo mantidas entre 15 e 25 em fevereiro, março, abril e maio do ano passado; ou seja, foi uma crescente e os resultados estão cada vez mais nítidos
Conquistas de peso
No Major da modalidade, o PGL Antwerp 2022, os pro players Finn “karrigan” Andersen, Håvard “rain” Nygaard, Russel “Twistzz” Van Dulken, Robin “ropz” Kool e Helvijs “broky” Saukants foram campeões.
Além disso, vale lembrar que o norueguês rain liderou o torneio, com uma pontuação em 1, 24, sendo 2 a máxima; tudo isso em 13 mapas do jogo de tiro da Valve.
Nem de Major se vive uma equipe de sucesso, certo? Com cerca de 13 títulos, a organização europeia teve uma queda em 2020, em que não venceu nenhum dos torneios; na verdade, não chegou nem perto.
O pior (ou melhor?) é que isso aconteceu logo depois de conquistar três primeiros lugares na ELEAGUE BLAST Pro Series Miami e BLAST Pro Series Copenhagem, torneios que aconteceram em 2019.
Claro que ficou também em 2º, 3º e 4º lugar em outras competições, tais como a DreamHack Masters Dallas e a BLAST Pro Series Los Angeles, todas do mesmo ano. Porém, a revanche veio em 2022, visto que em 2021, o ano foi praticamente todo da Natus Vincere.
Vieram as conquistas da IEM Katowice 2022, da ESL Pro League da Season 15 e, claro, o já citado Antwerp. Ou seja, a FaZe está brilhando como quase nunca brilhou antes. E aí, será que o título vem?
Leia mais:
Matéria escrita por Siouxsie Rigueiras publicada na Betway Inside e adaptada para o leitor Pichau.