ESL anunciou hoje dia 24 que os todos os jogadores banidos antes do dia 15 de fevereiro de 2015 estão desbanidos do competitivo, e isso inclui os ex-jogadores da equipe IBUYPOWER.
Todas as regras foram revistas através de uma pesquisa que foi feita com mais de 7 mil participantes, uma das pautas da pesquisa era sobre este assunto. As regras para todos os torneios amadores da ESL incluindo ESL, ESEA, IEM E ESL PRO LEAGUE serão atualizadas a partir de 1 de Agosto
“Embora os jogadores sejam claramente culpados e deveriam estar cientes sobre, as regras na época não eram claras no momento, nenhum tipo de instrução foi fornecida aos jogadores, e os administradores dos torneios não foram transparentes e não respeitaram os princípios naturais de justiça na época.
Nota do ESIC
ESIC Statement on Appropriate Sanction for Cheating in Esports
Em um anuncio, o vice presidente da ESL Ulrich Schulze enfatizou que os bans ainda continuam validos para todos os eventos que forem organizados junto com a Valve, como por exemplo Majors e Minors.
As alterações terão efeito já no dia 1 de Agosto e foram aplicadas nas seguintes áreas:
- Uso de cheats: Desclassificação do torneio, resultados anulados, prêmios em dinheiro confiscados. Banidos das competições no minimo em 2 anos e no máximo permanente, dependendo da idade do jogador, nível do jogador e tipo de evento/torneio.
- Manipulação de resultado : Resultados anulados, jogadores banidos durante 5 anos ou menos.
- Uso de doping ou substâncias que melhoram o desempenho: Resultados anulados, ban entre 1 a 2 anos, e
- Manipulação da competição e suborno: Resultados anulados, ban entre 1 a 2 anos, premiação confiscada e multa.
Os jogadores reincidentes vão enfrentar sanções muito mais pesadas e em casos de uso de cheat ou manipulação de resultados, um potencial ban para a vida toda pode ser adicionado.