A ESL – Organizadora de campeonatos de diversas categorias – anunciou em post feito no Twitter nesta quarta-feira (30), que realizou uma redistribuição nas vagas do ESL Impact – Campeonato mundial inclusivo de Counter-Strike 2 (CS2). A decisão desagradou as atletas brasileiras.
- CS2: Com estes pequenos ajustes, você ganhará mais FPS
- CS2: ESIC suspende quatro jogadores por dois anos
O rearranjo das vagas fez com que a região da américa do sul perdesse uma das vagas na temporada 5, enquanto contará com duas vagas na temporada 6 – entretanto a região europeia recebe uma vaga a mais, retirando a vaga que pertencia antes à região asiática.
Everything you need to know about #ESLImpact for 2024!🗓️
Check out next years program!👇
🇺🇸🇸🇪 Season finals in Dallas & Stockholm
⚙️ Changes to regional slot distribution
🔁 Updates to standalone events pic.twitter.com/nSmn6o3Uuo
— ESL Impact (@ESLImpact) November 30, 2023
A justificativa da organizadora para a decisão foi que a participação das equipes foi baixa, e por isso as vagas foram realocadas. Para que as jogadoras com as maiores participações entrasse em destaque.
“Foram feitos ajustes nas vagas regionais para as finais da temporada para garantir que os melhores talentos tenham a oportunidade de competir em eventos de alto nível. Em resposta às baixas taxas de participação em certas regiões durante 2023, as vagas de qualificação foram realocadas para áreas com maior concorrência. Olhando para 2024, planeamos continuar a investir recursos no desenvolvimento da liga feminina de Counter-Strike em regiões menos proeminentes“, disse a ESL na nota oficial.
Repercussão negativa
A notícia não agradou a comunidade brasileira. Analistas, jogadoras e fãs criticaram o novo formato, que impacta uma das regiões com a maior aderência do campeonato, seja em visualizações ou participações de times.
Conforme Marcos “tacitus” Castilho – Coach da MIBR – trouxe em tweet feito em resposta à decisão, a participação brasileira nos torneios organizados pela ESL foi quase de 100%.
Hey @ESLImpact
While there's still sometime to reconsider your decision to remove a spot from the South American region, lets take a brief look at your numbers across the Impact seasons/tournaments you've ran:
Season1 Top 3 watched games:
1. Furia 🇧🇷 vs CLG
2. Furia 🇧🇷 vs…— Marcos Castilho (@tacitusfps) November 30, 2023
O perfil Brasil Storm CS também trouxe dados estatísticos, mostrando que 35% das 20 posições no pódio foram brasileiras.
De 20 posições no podium 7 foram do SA, isso representa 35%!
Em contrapartida, ano que vem, o SA terá 3 vagas das 16 vagas do ano, representando 18% das vagas apenas.
Em todas as edições tivemos SA no top 4. pic.twitter.com/WoU95CfRR7
— Brasil Storm CS (@brasilstormCS) November 30, 2023
Além de tacitus e Brasil Storm CS, diversas personalidades do CS2 se pronunciaram contrárias à decisão da ESL por conta da perda da vaga.
agora uma região tem QUATRO vagas enquanto todas as outras tem 1.
QUATRO vagas pra times que perderam pra furia e b4 INÚMERAS vezes no mundial. 1 vaga pra região que foi 3x vice campeã mundial. 1 vaga pra região com mais campeonatos femininos no mundo.
-1 mundial no ano https://t.co/M37dRcLNGL
— bokor (@gabibokor) November 30, 2023
isso é uma PIADA!!! Brasil SEMPRE nas semis/finais dos mundiais e vocês simplesmente TIRAM 1 slot da gente??? Qual o argumento pra isso?? Não consigo entender… pq não aumenta o número de times então?? https://t.co/S9SYPTeV90
— Izaa (@izaa_galle) November 30, 2023
So you’re taking away SA/NA spot to give more spots to EU and in S6 you’re taking away the only Asia spot to give another one to EU??? Like???? Finals with 5 european teams? This just doesn’t make any sense. It supposed to be inclusive 🤷🏼♀️
— FX goddess (@larinhagoddess) November 30, 2023
Não faz sentido tirar vaga nossa com o Brasil sendo a região com mais campeonatos no mundo kkkkkkk
Eu entendo botar mais vagas pro EU pq eles tem mt mais organizações investindo no CS fem no geral mas tirar uma nossa n tem sentido algum, alem de desencorajar o cenário https://t.co/mf9nBowGfk— Karina Takahashi (@kaahtak) November 30, 2023