A equipe de Counter-Strike 2 (CS2) da HEROIC teve uma vitória anulada em uma partida da ESL Pro League Season 20 contra a NIP depois que o recurso SnapTap foi detectado em um dos teclados de seus jogadores, nesta terça-feira (3).
Este mecanismo é um modo de automação de entrada em certos teclados mais novos que permite aos jogadores contra-atacar com muito mais facilidade. A Valve baniu o método junto com outras macros de automação no First Person Shooter (FPS) e em seu circuito competitivo no mês passado.
Os organizadores de torneios de CS2 rapidamente seguiram o exemplo, com a ESL banindo o modo de assistente de hardware em 29 de agosto. No entanto, devido à presença de ferramentas como essa entre os pro players, há muitos que ainda não estão deixando de usá-las e alterando suas configurações para desativá-las.
Before #ESLProLeague we announced that the use of Snap Tap, Rappy Snappy, SOCD or similar assistants is prohibited at our events going forward.
During the map of Ancient between @heroicgg & @NIPCS it was found that one of Heroic's players were using Snap Tap and thus the map has… pic.twitter.com/PwExnpzefS
— ESL Counter-Strike (@ESLCS) September 3, 2024
Após a partida, foi revelado que o jogador que estava usando o SnapTap era René “TeSeS” Madsen. O jogador disse nas redes sociais que desativou o recurso em seu teclado quando a Valve anunciou que era ilegal, porém esqueceu de fazer novamente o procedimento antes do início do confronto.
Este é o primeiro caso de uma equipe que foi punida por usar o recurso. Os jogadores de CS2 que usam teclados com assistência de hardware agora terão que ser mais cuidadosos ao preparar seus equipamentos para eventos de LAN ou correrão o risco de receber punições.