Na última terça-feira (30), a organizadora ESL comunicou que a equipe norte-americana Perseverance foi banida da ESL Challenger League Season 48 North America, campeonato de Counter-Strike 2 (CS2), após tentar enganar a produtora para remarcar uma partida da liga.
- CS2: Equipe brasileira é convidada para seletiva do IEM Rio 2024
- CS2: Rumores indicam que Fluxo e RED Canids disputam HEN1
Em comunicado oficial, a organizadora não forneceu muitos detalhes sobre a desqualificação da equipe no torneio regional, limitando-se a informar sobre a desclassificação e a suspensão dos jogadores.
“Após uma investigação completa sobre essa violação, decidimos desqualificar o time da ESL Challenger League Season 48. Além disso, estamos suspendendo o time e seus jogadores de todas as competições profissionais da EFG por dois meses.”
Perseverance Gaming has been disqualified from ESL Challenger League Season 48, and the players have been suspended from all EFG competitions for two months.
Official Statement: https://t.co/EW8AM5LDAe pic.twitter.com/wEzReI9zaI
— ESL Counter-Strike (@ESLCS) July 30, 2024
Segundo o portal Dust2.us, a fraude foi uma tentativa de enganar os administradores da ESL Challenger League para remarcar uma partida que estava contra a equipe da Mythic. De acordo com a investigação do portal, a equipe tentou falsificar problemas de energia para obter uma remarcação emergencial da partida.
A motivação para a tentativa de fraude era garantir a participação de Nelvin “nooz” Gonzalez no lugar de Chance “xaler” Palmer. A equipe alegou uma queda de energia para assim remarcar a partida.
Essa atitude, entretanto, foi descoberta e resultou na punição aplicada pela ESL. Os jogadores envolvidos são John “mds” Marin, Gabriel “Gabe” Shah, Collin “CoJoMo” Moren, Cory “shutout” Frymark e Mark “CooperTrooper” Cooper. Todos foram banidos dos eventos do ESL FACEIT Group por dois meses, e a equipe foi excluída da ESL Challenger League Season 48 North America.