O CS:GO (Counter Strike: Global Offensive) é certamente uma potência dentro dos esportes eletrônicos (eSports), estando presente desde o início do cenário, logo após ser febre nas lan houses nos anos 2000.
Quem acompanha os campeonatos oficiais tem uma noção de quais pro players foram destaque, mas quais foram os maiores nomes de 2021? A redação da Pichau Arena separou cinco nomes que ficaram em evidência nos últimos tempos de acordo com a Betway. Confira:
Mathieu “ZywOo” Herbaut
O francês de 21 anos é um nome que desde sempre teve destaque mesmo tendo alguns resultados abaixo do esperado, mostrando certa inconstância no início de sua carreira como jogador profissional.
Na época, exatamente em 2017, Mathieu defendia a organização francesa WySix e já tinha alguns especialistas dizendo que o pro player poderia ser um nome a ser considerado para o futuro da modalidade.
Com dois anos no cenário profissional do game, já garantiu seu lugar em 2019 e em 2020 dentre os melhores jogadores do ano, mostrando que, apesar de novo, seus esforços haviam sido recompensados ao ser incluído em listas com os 20 melhores do mundo.
Ainda fazendo parte de outra organização francesa, entre 2017 e 2018 acabou vestindo a camisa do aAa, indo finalmente para uma equipe consolidada em outubro de 2018, a Vitality; considerada a terceira lineup mais eloquente do CS:GO atualmente.
Com quatro campeonatos em LAN vencidos, contando a IEM Winter o qual foi campeão, o pro player chegou a competir três Majors – torneio mais importante do CS:GO – nos últimos anos.
Mesmo sem conseguir nenhum dos troféus de Major, contou com status in game impressionantes, sendo impossível deixá-lo fora da lista.
Kaike “KSCERATO” Cerato
O brasileiro KSCERATO está presente no competitivo de CS:GO há cerca de cinco anos, mas, mesmo assim, é um dos nomes que fazem o brasileirinho ter orgulho da modalidade em campeonatos.
Com passagem por times como ProGaming Esports e Dai Dai Gaming, acabou se encontrando na FURIA Esports, em que acabou atuando na line da Academy no início de 2018. Desde fevereiro de 2018 passou a fazer parte do elenco principal, sendo considerado um dos expoentes do cenário brasileiro.
Por mais que ainda não tenha alcançado títulos de primeira colocação, ao competir em oito torneios, ficou na terceira e segunda colocação em competições importantes, como a DreamHack Masters de 2019 – que ocorreu em Dallas – e também a season 8 da StarSeries i-League.
Chegou a jogar o PGL Major de 2021 de Estocolmo com boa atuação e participou das quartas-de-final do torneio.
Vale lembrar que em 2020 ele também foi considerado um dos melhores 20 pro players do cenário estrangeiro, ficando em 18º lugar.
Nikola “NiKo” Kovač’s
Jogador da G2 desde 2021, Niko é um profissional que mostra consistência em suas gameplays e por isso também faz parte da nossa lista de pro players que se destacaram no ano passado.
Começando carreira em março de 2013 na iNation e ficando na organização pelo período de apenas cinco meses, voltou de forma efetiva para o competitivo apenas em 2015 ao atuar pela MOUZ, equipe que defendeu até 2017, apenas deixando-a para vestir a camisa da gigante FaZe Clan, na qual viveu uma ótima fase como jogador, diversos troféus.
Falando em premiações, venceu 10 torneios em LAN, sendo duas BLAST Pro Series em 2019 e ELEAGUE no mesmo ano. Bateu na trave de dois Majors: em 2018 pela ELEAGUE ainda quando estava na FaZe, e em 2021, no PLG Major Stockholm 2021.
Mareks “YEKINDAR” Gaļinskis
O letoniano YEKINDAR de 22 anos foi considerado o oitavo melhor player de 2021 e foi integrante de cinco equipes de CS:GO.
Iniciando seu período dentro do cenário profissional em 2017, começou a se consolidar de verdade em meados de 2020 quando entrou para a Virtus Pro, equipe que defende até os dias atuais.
Um dos principais entry fraggers do cenário, chegou a jogar por organizações menores e campeonatos que não faziam parte da elite da cena e foi conquistando seu espaço aos poucos.
Desde que entrou para a Virtus, tem tido um desempenho consolidado dentro dos mapas do FPS (First Person Shooter) da Valve, tendo apenas uma participação negativa em grandes torneios
.
Aleksandr “s1mple” Kostylie
Seria injusto não ter o ucraniano nesta lista por conta de tantos destaques em anos próximos. Relembrando 2021, s1mple conta mais de 10 gameplays consideradas destaque dentro do competitivo.
Como se não fosse o bastante, é o detentor do maior recorde MVPs conquistados em um único ano. Considerando apenas o ano passado, o atual pro player da Natus Vincere garantiu sete premiações.
Com uma história antiga dentro da modalidade, foi jogador desde a época do CS, sendo um dos mais conhecidos e famosos veteranos do cenário, acompanhando toda a evolução do game da Valve.
Considerado lendário no CS desde 2016, teve passagem por algumas organizações, sendo HellRaisers sua casa por dois anos. Além disso, vestiu a camisa da, FlipSid3 (2015), Team Liquid (2016) e, por fim, Na’Vi. Vale lembrar que s1mple também possui 19 plays incríveis, colecionando 19 clutchs.
Leia mais:
MIBR voltará ao Brasil após recentes conflitos no leste europeu
CS:GO: Por que Fallen é tão importante para o cenário brasileiro?