Neste domingo (10) foi o dia de marco histórico no universo de Esports brasileiro. Em 2016, a data marcou o segundo Major do país, no Counter–Strike: Global Offensive (CS:GO).
Surpreendentemente a equipe responsável pelo título foi a consagrada SK Gaming no torneio da ESL One Cologne 2016, lembrada carinhosamente até hoje como uma das melhores da história e também como a melhor do Brasil.
O time oficial foi formado por: Gabriel Toledo “FalleN”, Fernando Alvarenga “fer”, Marcelo Augusto “coldzera”, Lincoln Lau “fnx”, Epitácio Pessoa “TACO” e Wilton Prado “zews” (treinador).
Contudo a vitória veio contra o time norte americano Team Liquid, que sofria contra o quinteto brasileiro pela segunda vez no evento patrocinado pela empresa Valve Corporation.
Na decisão, o triunfo foi nos mapas: Train (16 a 7) e Cobblestone (16 a 6), o jogo terminou com 2 a 1 para a SK. Abaixo as estatisticas da SK vs Liquid:
Sobretudo, desde 10 de julho de 2016, o Brasil não venceu mais nenhum Major.
Os brasileiros bicampeões do Major ainda seguem no CS:GO, FalleN agora está na Liquid e TACO na GODSENT. Fnx é um streamer e sexto jogador na Paquetá Gaming, enquanto cold, fer e zews estão sem clube no momento, mas na procura de um time.
Veja mais:
Como jogar CS GO: as configurações que te ajudam a jogar melhor
FF: Crias vence Medellin e fecha presencial da NFA no BIG Festival com espetáculo