Na última semana, a ENCE anunciou a suspensão do técnico Slaava “Twista” pelo uso do bug da visão dos coach’s. O coach afirmou que o uso do bug foi em 2017, o caso foi noticiado pela Esports Integrity Comission (ESIC). A organização decidiu suspender o coach mesmo sem a decisão da ESIC.
As of today, we have suspended our CS:GO Head Coach @TwistaCSGO. This week he has notified us of a coaching bug incident back in 2017. After consulting ESIC to investigate the matter, we have decided to suspend him from his duties until further notice.https://t.co/MUKbTXkawN
— ENCE (@ENCE) September 11, 2020
A ENCE afirmou que mesmo sem ter feito o uso do bug durante sua passagem pela equipe, ela condena todo o tipo de abuso do bug ou práticas que ferem a integridade do cenário competitivo.
Diversos técnicos foram condenados pela ESIC durante a última semana, o caso mais recente é do brasileiro Ricardo “dead”, no qual era manager/coach da MIBR até o último domingo (13).
Confira a nota da ENCE na íntegra:
A partir de hoje, nós suspendemos nosso técnico de CS:GO Slaava “Twista” Räsänen. Essa semana ele notificou a organização sobre um incidente com o bug do coach datado ainda em 2017. Após consultar a Esports Integrity Comission (ESIC) para investigar a fundo o caso, nós decidimos suspendê-lo de seus deveres até obtermos novas informações.
Espera-se que a investigação leve de 2 a 3 semanas, de acordo com a ESIC. Durante nossa consulta, a ESIC declarou que estávamos permitidos a deixar Twista exercer a função de técnico durante o período de investigação, mas decidimos suspendê-lo da mesma forma.
Embora Twista tenha feito um ótimo trabalho treinando o time na ENCE e nós não tenhamos nenhuma razão para acreditar que ele tenha jogado sujo durante esse tempo conosco, levamos a integridade competitiva muito à sério. Suspendê-lo até a conclusão da investigação foi a única ação que avaliamos correta.
A ENCE condena todo tipo de abuso de bug ou outras formas de interromper a integridade dos jogos competitivos. Vamos esperar a conclusão das investigações antes de comentar mais a respeito do assunto.