Ícone do site Pichau Arena

CS2: Com round voltando do ínicio, Hype enfrenta controvérsia após vitória sobre a W7M; entenda

Foto: Reproduçao/BLAST

No último domingo (21), a Hype e a W7M se enfrentaram em um duelo decisivo pela sobrevivência na EPL World Series Americas S9, campeonato de Counter-Strike 2 (CS2). Apesar da vitória da Hype por 2×1, que garantiu sua vaga na grande final, o jogo foi marcado por um incidente controverso que levantou questões sobre a conduta da equipe.

Na chave inferior do campeonato, a equipe derrotou os Touros e garantiu sua vaga na grande final, no qual posteriormente conquistaram o título. No entanto, a partida foi marcada por um incidente que levantou questões sobre a ética da equipe.

O incidente envolveu o jogador Allan “history” Lawrenz e o adversário Vitor “stormzyn” Ferreira, e gerou polêmica devido à má conduta da Hype. Após um “Team Kill” (TK), que ocorre quando um jogador mata ou fere acidentalmente um membro de sua própria equipe, a equipe alegou “not live”, um termo usado para indicar problemas com a internet ou o equipamento, e solicitou a reinicialização do round.

Posicionamento da Hype

A Hype rapidamente se posicionou sobre o ocorrido em um comunicado oficial. Segundo a organização, após uma investigação interna, foi concluído que o pedido de “restore” por parte de history foi resultado de um susto causado por um Team Kill. A equipe argumenta que não houve intenção de manipulação ou vantagem indevida, e que o erro foi um reflexo de uma postura inadequada em uma situação inesperada.

No comunicado, a equipe também informou que o jogador  foi punido internamente conforme o Manual de Conduta do clube e que receberá acompanhamento adicional com o psicólogo da equipe.

Além disso, em resposta ao incidente, o pro-player fez um pedido de desculpas público por meio de seu perfil pessoal. Em sua declaração, history expressou arrependimento pelo ocorrido, reconhecendo que sua postura não refletiu seus valores.

“Fala, rapaziada. Primeiramente, peço desculpas ao stormzyn e ao pessoal da W7M pela minha postura. Sei que sou um exemplo para a galera e estava de cabeça quente pós-jogo. Sei que não sou essa pessoa. Desculpa pelas pessoas que me acompanham e torcem por mim e que eu magoei.”

Confira o comunicado completo da organização na íntegra:

“Ontem tivemos um incidente referente à partida contra W7M válida pela EPL, onde nosso time foi acusado de má fé em um round que rolou um restore seguido de um TK. Após investigação do acontecido, entendemos que o atleta history se assustou com o TK e, confuso, mandou o ‘ni’ no chat indicando pedido de restore e não faria sentido deixar o round para não dar margem para pensarem em ‘malandragem’ ou como forma de obter vantagem. Foi um erro de postura que poderia ter sido facilmente solucionado com diálogo, mas que não vai se repetir e acredito também não ter interferido no resultado do jogo. Garanti pessoalmente que posicionaria o time, e peço desculpas ao W7M e jogadores pelo incidente e reitero que não houve má fé na conduta com a situação inédita.

Sobre a postura pessoal do history referente ao stormzyn, o atleta deve se posicionar ainda hoje após a partida vs Dusty Roots pelo CCT S2. Após nossa conversa ontem, onde reconheceu o seu erro, ele foi punido internamente seguindo as regras do nosso Manual de Conduta e terá acompanhamento extra do nosso psicólogo, Gabriel. Reforço nosso compromisso como organização de transparência e que não vamos abraçar ou fugir dos erros, mas que estamos ao lado do atleta para ajudá-lo a evoluir como pessoa e profissional.

Pessoalmente liguei ao Eudinho, manager de Esports do W7M, esclareci o nosso ponto antes de soltar essa nota, pedi desculpas e agradeço pela recepção e abertura de sempre. Em nome da Hype Esports, agradeço a atenção e seguimos melhorando nossos processos internos e iniciativas com o cenário.”

5 1 voto
Classificação do artigo
Sair da versão mobile