O Counter-Strike 2 (CS2) foi lançado em setembro de 2023, 11 anos após o lançamento de seu predecessor Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). Com muito hype gerado pela comunidade, o jogo veio em formato muito similar ao anterior.
O que há de novo no CS 2?
Por se tratar de um dos títulos mais icônicos da história dos jogos, a escolha da Valve foi não alterar muito o seu modo tradicional de plantar e desarmar a bomba.
Maior definição dos efeitos visuais
Counter-Strike 2 recebeu a Source Engine 2, que já consta em outros títulos da Valve. A engine melhora o desempenho e gera gráficos mais potentes e bonitos. A notícia de um novo motor gráfico agradou a todos os fãs e principalmente aos colecionadores de skins, que por conta da novidade, tiveram suas skins “renovadas” para a nova versão.
Metais, luzes, vidros e todos os tipos de materiais receberam melhorias que os tornaram mais bonitos e fidedignos.
Renovação dos mapas clássicos
A Valve – empresa responsável pelo jogo – fez três tipos de mudanças principais para o novo título. Mapas novos não foram introduzidos, entretanto, os mapas competitivos mais consolidados vieram para a nova versão. As alterações nos mapas foram:
- Retoques: Os mapas se mantiveram os mesmos. Em altura de pixels, objetos e estrutura do mapa. A única coisa que foi alterada foram os gráficos, que foram atualizados para a Source 2.
- Upgrades: Essa atualização foi uma que trouxe melhorias para a iluminação do mapa, que agora possui uma tecnologia de renderização física realista, gerando materiais, iluminação e sombras melhores.
- Reformas completas: Os mapas mais antigos do antecessor Counter-Strike: Global Offensive foram totalmente refeitos, utilizando as ferramentas da Source 2 – que também está disponível para o público.
Entretanto, nem todos os mapas de Counter-Strike: Global Offensive foram importados para o novo título. Além de mapas que não apareceram por não terem sido atualizados para a nova engine, ainda existem mapas que não foram importados por conta do título ainda não ter recebido alguns modos de jogo, como a zona de perigo.
Atualmente, Counter-Strike 2 conta com a seguinte lista de mapas para o modo competitivo:
- Mirage;
- Overpass;
- Vertigo;
- Ancient;
- Inferno;
- Nuke;
- Anubis;
- Dust II;
- Office.
Já para o modo especial – novo modo adicionado ao jogo – a lista de mapas é um pouco diferente, contendo:
- Anubis;
- Inferno;
- Mirage;
- Vertigo;
- Overpass;
- Nuke;
- Ancient.
Maior precisão nos cliques
O tickrate é a troca de solicitações e respostas entre jogadores e servidores, influenciando a precisão e rapidez das ações no jogo. No Counter-Strike: Global Offensive, servidores oficiais utilizavam 64 tickrate, enquanto alguns da comunidade usavam 128 tickrate.
A Valve entretanto optou por mudar isso e introduziu o novo sistema de subticks. O subtick é um mecanismo que, ao invés de calcular o tempo entre solicitação e resposta, registra no servidor o momento exato da ação. Isso faz com que informações como disparos e movimentação sejam priorizados e executados com rapidez , enquanto respostas mais lentas como granadas por exemplo, tenham menor prioridade na execução das ações.
CSficação
Um aspecto que foi introduzido ao Counter-Strike 2, foi o conceito chamado de CSficação. Agora, ao invés de se basear apenas na patente do jogador, o player pode ter patentes diferentes, e a própria CSficação, que é uma pontuação dada a todos os jogadores e quanto maior, mais alto na tabela aparecerá.
Quando o CS 2 foi lançado?
As primeiras vezes que os jogadores tiveram acesso à Counter-Strike 2 foram em março. Desde então, o feedback da comunidade ajudou para que o jogo fosse lançado em setembro de 2023.
Counter-Strike 2 é um jogo que atualiza constantemente – similar a um jogo de conceito de beta perpétuo.
O beta perpétuo é um conceito que deixa um software, jogo ou afins em beta por período estendido ou indeterminado, e Counter-Strike 2 se assemelha por ter atualizações constantes – em média uma vez a cada semana.
Quais são os requisitos para jogar CS 2?
Alguns requisitos mínimos são necessários para que os players possam jogam Counter-Strike 2. Confira a seguir:
Windows
Versão do sistema operacional: Windows 10;
Processador: Processador com 4 threads físicas – Intel Core i5 750, AMD Ryzen 3 3200G ou superiores;
Memória: 8 gigabytes de memória RAM;
Placa de vídeo: A placa de vídeo deve ter 1 GB ou mais de memória, e ser compatível com DirectX 11 e Shader Model 5.0;
DirectX: Versão 11;
Armazenamento: 85 GB de espaço disponível.
SteamOS + Linux
Versão do sistema operacional: Ubuntu 20.04;
Processador: Processador com 4 threads físicas — Intel® Core™ i5 750 ou superior;
Memória: 8 gigabytes de memória RAM;
Placa de vídeo: AMD GCN ou posterior ou NVIDIA Kepler ou posterior com drivers para Vulkan atualizados – compatibilidade com VK_EXT_graphics_pipeline_library altamente recomendada;
Armazenamento: 85 GB de espaço disponível;
Placa de som: Altamente recomendada.
Afinal, como jogar Counter Strike 2?
Counter-Strike 2 é um jogo inicialmente gratuito, isso colabora para que os players possam testar o jogo e as mecânicas antes de comprar o status prime.
Os jogadores com status Prime são pareados com outros jogadores Prime e podem receber lembranças, itens e caixas exclusivas.
Baixando e instalando o Counter-Strike 2
Abra a Steam e na parte de busca, digite “Counter-Strike 2”;
Com a página do Counter-Strike 2 aberta, clique em “Jogar” e o download do jogo iniciará.
Conclusão
Counter-Strike 2 é um dos jogos mais conhecidos e com uma das maiores bases de jogadores (média diária de mais de 1 milhão de players). Com mais de 20 anos de história, os seus fãs nunca deixam de acompanhar os campeonatos e cada dia mais surgem mais atletas desempenhando bem a função.
Vale reiterar que diversos problemas têm surgido por ter sido um projeto que teve pouco tempo de seu anúncio oficial e o lançamento, entretanto, a Valve – que é a empresa responsável pelo game – tem ouvido o feedback dos players e arrumando, conforme supracitado, semanalmente os bugs que são encontrados.