A Dust 2 não é nenhuma novidade para jogadores apaixonados por CS:GO (Counter Strike: Global Offensive League of Legends) e para quem acompanha campeonatos de de esportes eletrônicos (eSports).
Mesmo assim, ainda tem gente que não entende direito como se movimentar na nova versão ao defender o lado contra terrorista (CT). A redação separou algumas dicas de Gabriel “FalleN” Toledo para melhorar cada vez mais sua jogabilidade no mapa, veja:
A carta coringa
A primeira dica é entender como a sua equipe deve se posicionar o mapa. Parece até bobo falar isso, mas a verdade é que o coringa é uma posição extremamente necessária para se jogar a Dust 2; na realidade, é indispensável.
É de extrema importância você entender como funciona o coringa para dar continuidade neste tutorial, porque caso ele não entenda o que está fazendo no mapa e se posicionar de forma errada, pode comprometer o desempenho de todo o time; e é justamente por isso que é uma das funções mais importantes dentro do CS:GO.
Tática 3A e 2B do verdadeiro
Uma das táticas do verdadeiro é a 3A e 2B. A ideia aqui é ter dois jogadores da sua equipe do lado B do mapa enquanto 3 ficam responsáveis por cuidar do lado A.
Falando do lado A, um dos seus companheiros terá de marcar a varanda (que usualmente, é utilizada uma AWP, sempre tomando cuidado para não morrer ai retornar para a varanda após trocar tiros no início do round.
Ainda na A, outro jogador se posiciona para cuidar do fundo do mapa ao defender o lado CT da Dust 2. É aí que entra o coringa na jogada. É necessário que o coringa nesta hora tome uma decisão que pode garantir ou afundar o round: se esconder na varanda ou se esconder no fundo?
Essa decisão basicamente define quem será ajudado na A e é obviamente situacional dependendo de qual situação o seu time se colocou dentro do game. É importante lembrar que não é estritamente necessário que o coringa esteja do lado A do mapa, ou seja, não é exatamente uma regra.
Justamente por ser um tipo de jogador que é capaz de se adaptar às necessidades do time, o coringa também pode ir para a B auxiliar seus companheiros com uma flash ou até mesmo se movimentar para abrir e matar inimigos, por exemplo.
Vale lembrar que ao utilizar esta tática, você e seus companheiros de time escolhem focar o fundo do mapa.
Verdadeiro e o modo 2 – 1 – 2
Para marcar a passagem da varanda, escolha um jogador da sua equipe que é o mestre da AWP para ficar na varanda ali em direção da B vindo do meio do mapa.
Desta forma, os outros companheiros de equipe responsáveis por cuidar da A, não têm que necessariamente ficar nos spots que comentamos, tais como o fundo, tendo uma possibilidade diferente de movimentação no mapa próximo a varanda ao mirar ali no escuro baixo também de AWP.
Uma outra forma de ficar na varanda, é em vez de ir em direção do escuro baixo, ficar de olho também na A, cuidando da movimentação da equipe inimiga e entender se eles estão entrando no bomb site da A. Vale lembrar que neste modo, você e sua equipe escolhem focar a varanda.
Jogando no bombsite B
No bomb B, você basicamente possui duas formas de jogar: ficar dentro da B ou jogar fora dele, sendo que serão sempre dois jogadores em cada uma das situações. Caso você tenha em mente que é necessário defender a B pelo meio, você então terá que se posicionar fora do bombsite para depois partir para dentro dele.
Porém, a vantagem de jogar de fora, é que você também consegue olhar para dentro do bomb, sendo capaz de segurar movimentações pelos dois lados e é por isso que é necessário mais de um jogador para completar a jogada.
É arriscado se você não ficar atento e não conseguir se movimentar bem, porém, é um risco que pode valer a pena para também conseguir informações.
Aqui também é de suma importância que você faça jogadas de uma forma rápida e seja inteligente na hora de utilizar smokes e outros acessórios para te ajudar a atrasar a equipe inimiga e ainda garantir algum abate para o seu time.
Uma coisa que você precisa entender e seus companheiros de equipe também, é que essas jogadas principalmente na B precisam ser feitas em time. Quando falamos em time, é no sentido de um sempre ajudar o outro e não precisa ser necessariamente lado a lado ou matando oponentes, mas também auxiliando com uma flash, por exemplo.
Aprenda mais:
LoL: Mundo suporte funciona? Veja guia com build, gameplay e mais
VALORANT: como usar Veneno de Cobra na A da Ascent de Viper?
Matéria escrita por Siouxsie Rigueiras publicada na Betway Inside e adaptada para o leitor Pichau.