Com a chegada iminente do Perfect World Shanghai Major 2024, o segundo Major de CS2, a Pichau Arena traz para que você relembre todas as participações de equipes brasileiras no maior campeonato de Counter-Strike.
Relembre as participações brasileiras no Major:
ESL One Katowice 2015
A Keyd Stars, formada por Steel, zqk, FalleN, boltz e fer foram o primeiro time brasileiro a participar de um Major, ficando na 5°- 8° colocação após perder nas semifinais para a Virtus.pro.
ESL One Cologne 2015
Com a adição de coldzera no lugar de zqk, a lineup foi adquirida pela Luminosity Gaming. Foram eliminados novamente nas quartas de final, mas agora para a Fnatic, por 2×0.
DreamHack Open Cluj-Napoca 2015
Com a mesma lineup a equipe brasileira manteve o desempenho, caindo nas quartas, porém dessa vez para a Navi, por 2×0.
MLG Columbus 2016
Pela primeira vez uma equipe brasileira é campeã de Major. Com a adição de TACO, fnx e zews (coach), nos lugares de boltz, Steel e nak (coach) os brasileiros venceram a Navi na final por 2×0.
ESL One Cologne 2016
Um pouco mais de três meses após o título, eles conseguiram repetir o feito, se tornando os primeiros e únicos brasileiros bicampeões de um Major, mas, agora pela SK Gaming.
ELEAGUE Major 2017
Com problemas internos, a SK resolveu adicionar o português fox, provisoriamente, ao time e mover fnx para o banco. Avançando pelas quartas de final em cima da FaZe, enfrentaram novamente a Navi, sendo eliminados nas semifinais.
PGL Major Krakow 2017
E na Polônia, pela primeira vez na história, dois times brasileiros disputaram o torneio. A Immortals, que acabou sendo vice-campeã ao perder para a Gambit por 2×1, era formada por kNgV, steel, HEN1, LUCAS1 e boltz. Já a SK Gaming, que agora contava com Felps no lugar do provisório fox, foi eliminada pela Astralis na semifinal.”
ELEAGUE Major 2018
Nos Estados Unidos, duas equipes haviam se classificado, porém com problemas de imigração, o time que era da Immortals, mas contratado pela 100Thieves posteriormente, acabou não disputando. Então somente a SK, que manteve a mesma lineup, competiu, acabaram derrotados na semifinal contra a Cloud9, futura campeã.
FACEIT Major 2018
Apenas a MIBR participou desse Major, com uma lineup surpreendente composta por FalleN, tarik, fer, Stewie2k e coldzera. O time chegou à semifinal, mas perdeu para a NaVi por 2×0.
IEM Katowice 2019
Novamente com dois times disputando o campeonato, a FURIA fez sua primeira aparição, mas não passou do Challengers Stage, sendo eliminada antes dos playoffs. A equipe era composta por kscerato, arT, yuurih, VINI e ableJ. A MIBR também voltou a disputar outro Major, agora com uma lineup completamente brasileira, contando com a volta de TACO e felps, mas foi eliminada na semifinal pela Astralis por 2×0.
StarLadder Major Berlin 2019
Pela primeira vez, não houve nenhuma equipe brasileira nos playoffs do Major. No entanto, três times brasileiros se classificaram: a INTZ, com kNgV, yeL, xand, chelo e destiny; a FURIA, com a mesma lineup, que foi eliminada no Challengers Stage. A MIBR, que, antes do campeonato, colocou coldzera no banco e teve que jogar com o técnico zews em seu lugar, mas caiu no Champions Stage
PGL Major Stockholm 2021 Challengers Stage
Após dois anos de paralisação devido à pandemia de Covid-19, o Major na Suécia contou com o maior número de brasileiros na história de um Major, com quatro organizações e FalleN, que atuava pela Team Liquid, totalizando 21 jogadores nos servidores. A Sharks, composta por zevy, lucaozy, pancc, jnt e realz1n; a GODSENT, com TACO, felps, dumau, b4rtiN e latto; e a paiN, com biguzera, saffee, hardzao, NEKIZ e PKL, caíram no Challengers Stage. Já a FURIA foi eliminada nos playoffs pela Gambit por 2×0, com um elenco formado por drop, kscerato, yuurih, arT e VINI.
PGL Major Antwerp 2022
Com três organizações presentes, a INTZ, formada por chelo, exit, WOOD7, Tuurtle e JOTA, foi eliminada no Challengers Stage. A Imperial fez sua primeira aparição com a lineup do ‘Last Dance’, composta por FalleN, fnx, fer, boltz e VINI. Já a FURIA, que teve a saída de VINI e contratou saffee para o lugar, caiu para a Spirit nas quartas de final por 2×0.
IEM Rio Major 2022
O primeiro Major da história no Brasil contou com a participação de três equipes: a 00Nation, formada por try, TACO, coldzera, dumau e latto, e a Imperial, com chelo, fer, FalleN, boltz e VINI, que caíram por 0-3 no Challengers Stage. A FURIA foi semifinalista com a mesma lineup, mas perdeu para a Heroic por 2×1.
LAST.tv Paris Major 2023
No último Major da história do Counter-Strike: Global Offensive, três brasileiros estavam presentes: o Fluxo, composto por felps, WOOD7, vsm, lucaozy e history, e a paiN, com NEKIZ, hardzao, biguzera, skullz e zevy, que caíram no Challengers Stage. Já a FURIA, com a mesma lineup da IEM Rio, ficou com 0-3 e foi eliminada no Champions Stage
PGL CS2 Major Copenhagen 2024
O primeiro Major da história do CS2 contou com a participação de quatro equipes brasileiras no Challengers Stage. A Legacy, formada por coldzera, NEKIZ, dumau, b4rtiN e latto, foi eliminada nessa fase. As outras três equipes avançaram para o Champions Stage: a FURIA, com FalleN, kscerato, yuurih, chelo e arT; a Imperial, com HEN1, felps, VINI, decenty e noway; e a paiN, com biguzera, n1ssim, nqz, kauez e lux. Infelizmente, nenhuma delas conseguiu a classificação para os playoffs.
Perfect World Major Shanghai 2024
O Major na China que começa em 30 de novembro terá quatro representantes brasileiros, mesma quantia do passado, após o Brasil conquistar quatro das sete vagas disputadas no último RMR Américas, com: MIBR, de: exit, lucaozy, saffe, drop e insani; a paiN, de: biguzera, nqz, kauez, snow e ;lux; a Imperial, de: felps, VINI, try, decenty, noway; e a FURIA, de: FalleN, chelo, yuurih, kscerato e skullz.